top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Vacinação contra a Covid-19 já apresenta resultados positivos entre trabalhadores da saúde


Enquanto casos graves na população em geral tiveram aumento exponencial, evolução em trabalhadores da categoria se manteve estável

Os esforços para vacinar contra a Covid-19 os trabalhadores da saúde em Pernambuco já começam a apresentar resultados. Enquanto o número de casos graves na população em geral teve aumento exponencial na fase mais crítica da pandemia agora em 2021, a evolução da doença entre os profissionais da categoria ao longo das últimas semanas se manteve na estabilidade após o início da imunização no Estado.


De acordo com o levantamento, entre a semana epidemiológica (SE) 40 e a SE 53 de 2020, a média semanal de casos graves entre a população em geral foi 266 ocorrências – sendo 155 o menor número e 450 o ápice de registros. Já entre a SE 03 de 2021 até a última semana epidemiológica completa deste ano (SE 13), essa média pulou para 500 casos semanais – sendo 531 o menor número e 828 o maior número de ocorrências.


Já entre os trabalhadores da saúde, o cenário, que, seguindo as perspectivas, também deveria ser de aumento de casos, foi registrado o oposto. Entre a SE 40 e a SE 53 de 2020, a média de casos graves em profissionais da categoria foi de quatro registros – com variação entre uma e sete ocorrências. Com o início, este ano, da vacinação neste público, a média de casos se manteve estável, com três registros semanais – variando entre zero ocorrências e seis casos.


“Já havíamos constatado a eficácia da vacina nos idosos com mais de 85 anos, com a diminuição de internações neste público. Agora, percebemos a estabilidade entre os trabalhadores da saúde. Esses dados apontam que precisamos de mais vacinas, porque, além de seguras, trazem impactos importantes no controle da doença. Os indicadores nos dão esperança em superarmos a pandemia e reforçam, ainda mais, a necessidade de acelerar e avandar neste processo de imunizadão”, ressaltou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva online do Governo de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (08/04).


O gestor ainda reforçou que, na vacinação no público em geral, já foram aplicados, pelo menos, oito de cada dez imunizantes destinados para a primeira dose. Isso significa 991.876 de mais de 1,1 milhão de doses. Ou seja, já foram utilizadas 86,8% das primeiras doses. Ao todo, o Estado já aplicou 1.274.254 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 991.876 foram primeiras doses.


PLANO DE CONVIVÊNCIA

Aindadurante a coletiva, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, reforçou a importância do diálogo com os setores produtivos para seguir com o novo Plano de Convivência da Economia com a Covid-19. Segundo ela, a avaliação do comitê de acompanhamento é contínua e se baseia nos dados da saúde. “Esse relaxamento não pode fazer com que a gente abaixe a guarda. Temos que continuar com os cuidados, como o uso correto das máscaras de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos, entre outros. Dessa forma, poderemos diminuir a probabilidade de novas restrições na economia. Os protocolos estão aí para serem seguidos”, enfatizou.


Ana Paula reforçou as medidas tomadas pelo Governo do Estado para mitigar os efeitos da pandemia. “Através da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), disponibilizamos linhas de crédito emergencial para micro e pequenas empresas, já liberadas desde o dia 15 de março. Lançamos também um pacote de medidas fiscais que reduzem a carga tributária de bares e restaurantes, garantindo um fôlego para atravessar a fase mais crítica da pandemia. As ações contemplam a redução de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prorrogação de incentivos vigentes, adiamento para o pagamento de tributos, além de condições diferenciadas para regularização de recolhimentos atrasados”, afirmou.

0 comentário
bottom of page