top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Pernambuco formata estratégias para avançar na cobertura vacinal


A vacinação é um dos assuntos prioritários do Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Pela importância do tema, em épocas de baixos índices vacinais e a necessidade de criar estratégias para alcançar metas positivas, secretários de saúde e representantes da educação dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) compareceram para uma reunião de trabalho, nesta terça-feira (21/03), na sede da SES-PE, no Bongi. Os gestores foram recebidos pela vice-governadora, Priscila Krause e pela secretária de saúde, Zilda Cavalcanti, que reforçaram o objetivo de criar alternativas para a vacina "voltar a ser moda" entre as pessoas, via unidades públicas de ensino.

Há por parte da gestão estadual uma preocupação em relação ao retorno de doenças erradicadas no Brasil. Entre elas, a poliomielite que, pela leitura dos números baixos da imunização contra a paralisia infantil, tem uma janela de oportunidade para voltar a fazer vítimas no Estado. Na oportunidade, foi reforçada a necessidade de atualização do esquema básico de vacinação das crianças e dos adolescentes, para que se alcance os 95% do público alvo, em todos os imunobiológicos. Esse número é o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

"A faixa etária do calendário básico de vacinação está nas creches e nas escolas. A Saúde, assim, está interligada à Educação. As vacinas salvaram o mundo várias vezes. A Covid-19 é o exemplo mais recente. Então, é preciso vacinar, aumentar as nossas coberturas, para não precisarmos ver doenças como a pólio voltar à nossa sociedade", afirmou a secretária Zilda Cavalcanti. "Vamos tornar as vacinas, de novo, uma rotina da vida das pessoas. E fazer com que elas entendam que estar moda é estar com a caderneta em dia", completou.

Na reunião, buscou-se o entendimento com os parceiros municipais e o conhecimento da realidade - e as muitas dificuldades - de cada uma das cidades metropolitanas. "A gente vê as baixas coberturas vacinais e entende que só nos postos fixos não vamos alcançar o que desejamos. Então, o objetivo é ir atrás dessas pessoas onde elas estão. Vamos facilitar a vida das famílias, intensificar campanhas, ir nas feiras livres. Trata-se de um programa de Estado, por isso vamos mudar o quadro preocupante e nos distanciar de uma crise sanitária", concluiu a vice-governadora Priscila Krause.

0 comentário
bottom of page