top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Governo de PE lança plataforma online para acompanhamento de resultados dos exames de Covid-19


Para otimizar o acesso da população aos resultados dos exames para Covid-19, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (25.02), a plataforma Meu Exame. No espaço online, o paciente que realizou o RT-PCR na rede pública poderá acompanhar o processamento da amostra e conferir o andamento e o resultado por meio do ambiente digital.


De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o Meu Exame é mais um instrumento de apoio à população durante a pandemia da Covid-19, com o auxílio da tecnologia. “Além de otimizar a divulgação dos resultados dos exames, a plataforma evitará que a população se desloque até os centros de testagem ou precise entrar em contato por e-mail ou telefone com a secretaria em busca de informações”, ressaltou Longo.


Para acessar o Meu Exame, o usuário precisará preencher os dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e usado pelos Estados e municípios. A numeração pode ser disponibilizada ao usuário pela própria equipe responsável pelo cadastro e realização da testagem no momento da coleta.


Nestes primeiros dias, o sistema funcionará em fase piloto, possibilitando o acesso aos resultados de coletas realizadas nos cinco centros de testagem sob gestão estadual (Geraldão, Cecon, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação). A ideia é expandir a iniciativa, ao longo das próximas semanas, para a população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios. A plataforma pode ser acessada no link meuexame.saude.pe.gov.br.


LEITOS – André Longo também informou que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, vai abrir licitação para contratação de leitos de UTI e enfermaria dedicados à Covid-19 na rede privada. O edital será publicado ainda esta semana, no Diário Oficial do Estado. A contratação será por um período de 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade. A expectativa da SES-PE é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátrica e neonatal. O secretário informou ainda da perspectiva de abertura de novos leitos de UTI nos próximos dias no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura do Recife, e no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão.


As cirurgias eletivas nas unidades de saúde públicas e privadas, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres) – com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente – estão suspensas a partir da próxima segunda-feira (01.03), até 12 de março. As três regiões iniciam, a partir de amanhã (26.02), um período de restrição de todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h nos dias de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos.


MEDIDAS RESTRITIVAS – O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, fez um apelo aos prefeitos e à população dos municípios que terão medidas de restrição implementadas a partir desta sexta. “Esperamos que todos os prefeitos se engajem nessa luta pela vida de cada munícipe. E os jovens dessas cidades precisam respeitar as determinações. Caso não sejam cumpridas, iremos tomar medidas concretas contra os abusos”, advertiu Eurico.


O secretário também dirigiu um apelo às igrejas e templos religiosos, afirmando que o descumprimento das normas poderá acarretar desde a aplicação de punições previstas no Artigo 268 do Código Penal – detenção de um mês a um ano, mais multa – até o fechamento das instituições, sejam elas religiosas ou empresariais. “Será fundamental que as pessoas, nos cultos religiosos, também respeitem esse horário, e não somente a limitação do número de pessoas no local. No fim de semana, essas atividades só poderão ocorrer até às 17 horas”, acrescentou Pedro Eurico.


Por sua vez, o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, explicou como será executado o plano de fiscalização sanitária nas três regionais com medidas restritivas a partir desta sexta. “Nosso objetivo é fazer a fiscalização juntamente com o poder público municipal local. Da parte da segurança, teremos um reforço extraordinário de 1.690 policiais, durante esses 14 dias de operações, com investimento de cerca de R$ 360 mil. Bombeiros militares, policiais civis e militares estarão nas ruas fazendo a supervisão”, finalizou Pádua.

0 comentário
bottom of page