top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Cães soltos na ruas de salgueiro podem causar risco à saúde pública.


Doenças como Raiva e Leishmaniose são transmitidas por cães

 

(Imagem em redes sociais nas ruas de Salgueiro)

Esta semana internautas relataram nas redes sociais e WhatsApp milhares de cães nas ruas das cidades.

O blog do alvinho patriota também relatou o caso em outrora, nesta semana a equipe do blog do Alvinho flagrou na manhã desta terça-feira (16) mais de 10 cachorros disputando espaço com veículos na Rua Clarisbalte Figueira Sampaio, no Centro.

Estamos numa época de cio destes animais, milhares de cães em matilha saem atras da fêmea para disputa-la, além de buscar alimentos em lixos.

Nesta época grande numero de cachorros ficam soltos nas ruas que podem representar grandes riscos a saúde, causar acidentes e transmitir doenças entre às mais temidas a Raiva, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato.”

Leishmaniose causada pelo "mosquito palha" ou birigui.'' Nem umas das doenças tem tratamento no animal, apenas a raiva tem vacina. Já a leishmaniose apenas teste rápido e laboratorial que se for constatada a doença é aplicada a eutanásia para animais infectados.

O município não tem centro de zoonose ou canil que é responsável por controlar as doenças transmitidas por animais, mas conta com o setor de Leishmaniose na secretaria de saúde, os agentes de endemias realizam teste nos animais, além de disponibilizar vacinas para raiva no setor.

Mesmo com agentes de endemias no município este profissionais não podem capturar estes animais nas ruas. Porque os cães de ruas não tem quem assine o termo de recusa e a lei de proteção dos animais não permite.


0 comentário
bottom of page