top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Câmara de Vereadores de Salgueiro debate reforço na segurança de escolas e creches do município

Com os recentes acontecimentos envolvendo ataques e ameaças de ataques a escolas públicas e privadas, inclusive na região, a Câmara de Vereadores de Salgueiro debateu o assunto na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 12. O tema foi abordado nas falas dos vereadores Tiago Arraes, Bruno Marreca, Fátima Carvalho, Mariano Barros, Zé Carlos e Henrique Leal Sampaio. Nildo Bezerra também opinou sobre o assunto em aparte. Bruno e Zé Carlos defenderam segurança armada nas escolas.


Em sua fala, Mariano disse que apresentou uma indicação para que sejam instalados detectores de metais em todas as creches e escolas do município. “Não dá para subestimar a capacidade dos que plantam a sementinha do mal em cabeças vazias e vulneráveis. Para não termos que remediar, para não termos que escrever uma história trágica na nossa cidade, eu peço ao nosso prefeito e à nossa governadora que, se for o caso, decrete uma situação de emergência, para ao menos adquirir detectores de metal portáteis”, solicitou.


Henrique lembrou que o município já conta com uma lei, oriunda de projeto de sua autoria, que pode ajudar em casos emergenciais nas escolas, mas, que infelizmente não foi colocada em execução pela prefeitura até o momento, mesmo com recomendação do Ministério Público. O projeto em questão, determina que as escolas capacitem um percentual de seus profissionais para prestar primeiros socorros aos estudantes em situações de urgência.


“Nós pudemos dar um pouquinho da parcela de nossa contribuição, do qual aprovamos nessa casa um projeto de lei, que de certa forma também seria muito eficaz nesse momento, onde a gente enxerga a necessidade de cada escola ter o máximo possível de professores capacitados com curso de primeiros socorros para eventuais situações ruins, que possam acontecer nas escolas. O projeto foi aprovado por unanimidade e infelizmente ainda não colocado em prática”, lamentou.


Ele também informou que apresentou um novo projeto, autorizando a prefeitura a reforçar a segurança nas escolas. “Nós protocolamos hoje e irá tramitar na próxima semana, um projeto de lei que trata sobre a segurança na escola, onde iremos aprovar esse projeto, sem dúvida, para que a gente autorize a Prefeitura de Salgueiro a contratar empresas de segurança para ter um maior cuidado com as nossas crianças nas escolas”, informou.

0 comentário
bottom of page