top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Confira os destaques da 26º sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Salgueiro


A 26° Sessão Ordinária, aconteceu na última quarta-feira (17) e foi conduzida pelo Presidente professor Agaeudes Sampaio e contou com a presença dos Parlamentares: Nildo Bezerra, Sávio Pires, Zé Carlos, Baldin, Tiago Arraes, Flavinho Barros, Bruno Marreca, Léo Parente, Eliane Alves, Emmanuel Sampaio, Fátima Carvalho, André de Zé Esmeraldo, Mariano Barros e Henrique Leal Sampaio.


Na Ordem do Dia entraram em Pauta: (03) Projetos de Lei Ordinária; (02) Projetos de Decreto Legislativo; (03) Moções; (11) Indicações e (29) Requerimentos.


O vereador Nildo Bezerra (PDT),  na 26° Sessão Ordinária desta quarta-feira (17), solicitou os serviços de Tapa Buraco na rua Marina Pereira e Silva e na rua Presidente Washington Luiz e Duperon de Alencar, no Divino Espírito Santo. Solicitou também a manutenção das duas passagens molhadas que dá acesso ao bairro Nova Olinda, e a limpeza e capinação na travessa professor Manoel Leite, tendo como ponto de localização a Auto Escola Rota 232, no Centro e na Rua 13, no bairro da Cohab. Por fim, a pavimentação em pedra paralelepípedo, na Rua Ermínio Ribeiro, no bairro Nossa Senhora das Graças e a retirada dos entulhos da Rua Ex-Combatente Otoni Freire da Silva, no Centro.


O vereador Sávio Pires (União Brasil), na 26° Sessão Ordinária desta quarta-feira (17), solicitou que sejam feitos os concertos de vazamento de água, na Rua Aurora de Carvalho Rosa e na Rua Otávio Leitinho, ambas no bairro Santo Antônio. Na oportunidade solicitou também o serviço de Tapa Buraco, na Rua Antônio Vieira de Barros, bairro Nossa Senhora das Graças.


O vereador Zé Carlos (PSB), na 26° Sessão Ordinária desta quarta-feira (17), solicitou ao Gerente da Compesa, a substituição e melhoria da rede de captação e distribuição de água na localidade do Sítio Hipólito.


O vereador Baldin (União Brasil), na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), pensando no bem estar da população, solicitou o calçamento da Rua Luís Bento da Silva, bairro Nossa Senhora de Fátima e os serviços de capinação das Ruas Audy Conserva, bairro Nossa Senhora de Fátima e da Rua 10, Copo de Cristal. O serviço de patrolamento para a  Rua Caracas, bairro Nossa Senhora das Graças, também foi solicitado.


Na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), o vereador Tiago Arraes (Cidadania), no uso de suas atribuições legais, solicitou ao Secretário de Obras, no sentido que seja feito um estudo que viabilize a construção de uma Praça no espaço ao lado da Rua Otoni Nogueira Sobrinho, bairro Nossa Senhora Aparecida.


Na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), o presidente da Câmara, o vereador professor Agaeudes Sampaio  (União Brasil), apresentou um Projeto de Lei Ordinária n° 28 de 2022, que institui a Política Municipal do Combate ao Assédio Moral, visando a sua prevenção, repreensão e provocação da dignidade do Servidor Público no ambiente de trabalho. Segundo o texto, é considerado assédio moral toda ação, gesto ou palavra que tenha por objetivo ou efeito constranger ou humilhar o servidor público civil, praticado de modo repetitivo e prolongado, durante o expediente do órgão ou entidade, por servidor público, abusando das prerrogativas conferidas em virtude de seu cargo ou de influência pessoal, situação profissional, conhecimento, experiência, com danos ao ambiente de trabalho, ao serviço prestado ao público e ao próprio usuário, bem como à evolução da carreira ou à estabilidade funcional do servidor constrangido.


Na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17) O vereador Flavinho Barros (PSD), no início da sua fala, destacou algumas reivindicações da população. Os moradores da Vila São Pedro, no Monte Alegre, solicitou a troca de lâmpadas nos postes, no quesito iluminação, outra cobrança antiga foi feita, desta vez, dos moradores do Sítio Santana, que também reclamam da falta da iluminação, próximo a Associação. Ressaltou que esta manhã, recebeu uma notícia que o deixou muito feliz, que a reforma do prédio do Núcleo de Hemoterapia do Hemope de Salgueiro, está próximo de ser realizado. Uma solicitação do seu mandato em conjunto com a emenda parlamentar, do Deputado Federal Gonzaga Patriota.


O vereador Bruno Marreca (Sem Partido), na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), solicitou a manutenção das estradas rurais da Pitombeira, Sabino, Calina, Roça Queimada até a Areada do Município de Salgueiro, Queimada Grande, Maniçoba e Valério.


O vereador Léo Parente (PL) na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), solicitou que a Compesa instale a Rede Geral de Água na Rua Pimenta 05, bairro Nossa Senhora de Fátima e faça o concerto do cano de abastecimento de água da Rua 03, Loteamento Novo Salgueiro. A limpeza e a capinação da Rua 41, no Loteamento Monte Alegre, e o serviço de Tapa Buraco na Rua Salomão Primo de Carvalho, também foi solicitado.


A vereadora Eliane Alves (PSB), na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), iniciou sua fala, falando da beleza das festividade de Conceição das Crioulas, agradeceu a acolhida e o encontro com as lideranças onde pode ouvir e ser ouvida. Lembrou que o ponta pé inicial foi dado para as eleições, “Quando o cidadão brasileiro e pernambucano, irão as urnas", disse. Aproveitou para lembrar que é candidata a Deputado Estadual.


Na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), o vereador Emmanuel Sampaio (União Brasil), lembrou que o papel do Vereador é fiscalizar, mais, lamentou que os Vereadores da Oposição não são tratados com respeito, listou alguns questionamentos que foram feitos a alguns secretários e nem respostas seu mandato obteve, dentre eles: questionou o Secretário de Educação por duas vezes, a primeira sobre o Projeto Bolsa Universitária, que foi votado, aprovado, sancionado, mais não saiu do papel. No dia 31 de maio, fez outro questionamento, em relação ao uso deste gerador, que a imprensa local divulgou e que está custando a bagatela de R$ 100 mil reais mensais aos cofres públicos e não obtive resposta. Outto questionamento sem resposta, foi em relação as Bibliotecas de Salgueiro, a Afroindigena e a de Umãs, que se encontram fechadas.


A vereadora Fátima Carvalho (PSB), na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), solicitou ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que seja feito o roço da PE 460, que liga o Distrito de Conceição das Crioulas a BR 116, que dá acesso a cidade de Salgueiro.


Na 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), o vereador André de Zé Esmeraldo (PL), solicitou o serviço de reparo e manutenção do calçamento da Rua Aurilia Rocha Sampaio, bairro Nossa Senhora das Graças e o reparo e manutenção do calçamento das Ruas Amaro Conserva, bairro Santo Antônio e da Rua José do Perron Silva, Divino Espírito Santo.


Na 26° Sessão Ordinária desta quarta-feira (17) o vereador  Mariano Barros (PDT), iniciou sua fala, parabenizando a sua mãe, pela passagem do seu aniversário, no dia de hoje. Lembrou que chegamos ao período eleitoral, “E de acordo com tudo que acredito, apoio o presidente Lula, sigo com a Frente Popular, voto em Teresa Leitão, Lucas Ramos para Deputado Federal, um jovem competente. Seguindo com o meu apoio, acredito nessa mulher que tanto nos ensina, Eliane Alves, para Deputada Estadual", disse.


Durante a 26° Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (17), o vereador Henrique Leal Sampaio (PSD), apresentou um Projeto de Lei Ordinária n° 29 de 2022, de grande importância para a segurança dos alunos, professores e colaboradores, que visa a obrigatoriedade de capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, nomeada de “Lei Sua Criança Segura". “A preservação da saúde e do bem estar é um pressuposto da mais alta importância para todas as pessoas. Assume uma importância ainda maior, quando estamos tratando de crianças que ainda tem desenvolvido a capacidade de se auto preservar. As escolas, durante o período em que as crianças estão sob seus cuidados, são responsáveis por elas e tem o dever  de empenhar todos os esforços no sentindo de garantir que essas crianças estejam em ambientes seguros e cercados de funcionários que saibam como agir na ocorrência de uma emergência. Por esse motivo, é muito importante que funcionários e professores das creches e escolas, da Rede Pública Municipal e particulares, tenham noções básicas de primeiros socorros, pois conviver com um grande número de crianças diariamente e precisam conhecer as atitudes corretas a ser adotadas, caso ocorra um evento inesperado que ponha em risco a saúde, a segurança ou a vida daqueles que estão sob sua responsabilidade”, dissse.

0 comentário
bottom of page