top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Beber pequenas quantidades de álcool durante a gravidez pode afetar o rosto do bebê



Um estudo publicado na revista New Scientist, mostra que ingerir até pequenas quantidades de álcool quando grávida parece ter efeitos sutis na forma como o rosto do bebê se desenvolve - incluindo a forma dos olhos, nariz e lábios. Isso não é necessariamente prejudicial, no entanto.

O consumo excessivo de álcool durante a gravidez pode causar síndrome do álcool fetal, caracterizada por características faciais distintivas, como pequenas aberturas oculares, nariz curto e um filtrado suave sobre o lábio superior. As crianças com essa condição provavelmente terão atenção e transtornos comportamentais, bem como um QI menor, diz a pesquisadora pediátrica Halliday.

Para descobrir se os baixos níveis de consumo de álcool, que são mais comuns na gravidez , também podem afetar os fetos em desenvolvimento, a equipe de Halliday estudou 1570 mulheres ao longo de suas gravidezes e nascimentos. Destas mulheres, 27 por cento disseram que continuaram a beber pelo menos um pouco de álcool durante a gravidez.

Halliday diz que as mulheres que beberam um pouco quando estão grávidas não devem se preocupar. "Nesta fase, não identificamos problemas para as pessoas se preocupar", diz ela. Mesmo que o álcool tenha tido algum efeito, muitos outros fatores influenciam a saúde e o desenvolvimento do bebê, como a nutrição.


0 comentário
bottom of page