top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Zé Cidão lança sua pré-candidatura a Câmara Municipal de Salgueiro e divulga carta aos militantes


O estudante Salgueirense de Ciências Sociais e militante politico, José Aparecido do Santos Junior (Zé Cidão), lançou sua candidatura a Câmara Municipal de Salgueiro nas eleições de 2020.


Em conversa com este blogueiro, Zé Cidão como é conhecido, afirma em sua Carta aos Militantes, que a sua pré-candidatura é resultado de uma trajetória de luta e de protagonismo na construção coletiva em torno de uma sociedade em que todas as pessoas sejam vistas, ouvidas e chamadas a caminhar juntas. Participar da política e contribuir com a comunidade sempre nos fez combater as injustiças e apontar caminhos no horizonte, erguendo a voz, o punho e acelerando o passo, porque a nossa inquietude é o que nos faz lutar a cada dia por outro mundo possível, sem parar. Onde o mesmo junta a juventude, educação e cultura para mudar a politica e a sociedade.


Confira a baixo a carta aos militantes do lançamento da sua pré-candidatura


"Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos de saber o que fomos e o que somos, para sabermos o que seremos." (Paulo Freire)


CARTA MILITANTE À SALGUEIRO


Gente sertaneja, povo salgueirense. É aqui e agora que comunicamos da nossa pré-candidatura militante à Câmara de Vereadores e Vereadoras de Salgueiro. O que somos é resultado de uma trajetória de luta e de protagonismo na construção coletiva em torno de uma sociedade em que todas as pessoas sejam vistas, ouvidas e chamadas a caminhar juntas. Participar da política e contribuir com a comunidade sempre nos fez combater as injustiças e apontar caminhos no horizonte, erguendo a voz, o punho e acelerando o passo, porque a nossa inquietude é o que nos faz lutar a cada dia por outro mundo possível, sem parar. Surgimos no Movimento Estudantil, na JUVENTUDE crescemos, na EDUCAÇÃO aprendemos, na CULTURA nos encontramos e no PARTIDO D@S TRABALHADORES(AS) nos organizamos para mudar a política e a sociedade.


Somos muitos e muitas, estamos nos fortalecendo e vamos chegar onde quisermos. Nada vai nos impedir, pois até aqui chegamos vencendo todos e quaisquer obstáculos e tentativas de controle sobre nossos sonhos e atitudes. Acreditamos na política, nos partidos políticos, nas instituições e na Democracia. O sistema que tenta todos os dias nos calar não conseguiu abafar a nossa voz e a nossa caminhada, agora o nosso grito e nossa marcha vai mostrar ainda mais o poder de todas aquelas pessoas que aprenderam a vencer de baixo pra cima, sem nunca fugir da necessidade de sobreviver. Porque é isso mesmo, lutamos para sobreviver num país em que a periferia, o campo, as mulheres, o povo preto, as pessoas deficientes, e as LGBTs são vítimas de violações de direitos todos os dias. Muitas mulheres, muita gente negra e muitas pessoas LGBTs são assassinadas todos os dias, simplesmente porque são diferentes. O machismo, o racismo e a LGBTfobia acham que pessoas assim são menores e desmerecedoras da vida. Como se pudesse mensurar e julgar o valor de cada vida. Todas as vidas importam, sim, mas, são as vidas das mulheres, as vidas do povo preto e as vidas LGBTs que diante do preconceito estão sendo anuladas.


Estamos aqui para mudar nossa casa, nossa rua, nossa cidade, a política, a sociedade. Nós mudamos e transformamos nós e @s semelhantes porque somos a coragem de se levantar contra um sistema que diz pras pessoas que as coisas valem mais do que elas. Nós estamos de passagem nesse planeta, mas essa passagem não é em vão, porque vamos deixa-lo melhor para as gerações do presente e do futuro. É possível conviver com o diferente. Nós caminhamos com os Movimentos Sociais, defendemos um projeto popular de sociedade, somos todas as cores e cantos. Nós gostamos mesmo é d@s negr@s e d@s branc@s, da população LGBT e dos héteros, das mulheres e dos homens, do campo e da cidade, do centro e da periferia, dos poetas e dos gagos, da lucidez e da loucura. Nós gostamos do diferente, da riqueza do diferente, da contradição do diferente, dos questionamentos do diferente. Nós acreditamos que tudo deve ser pra todo mundo, que o mundo é para as pessoas, que as pessoas são o mais importante. Somos o que somos porque não temos medo de ser feliz. Nós temos coragem de enfrentar todo e qualquer debate, não fugimos da troca de ideias, mas repudiamos a opressão e desrespeito ao próximo.


A gente vai conversar sobre tudo e mais um pouco, na hora do debate não fugimos, porque não temos medo. Então, daqui em diante vamos dialogar sobre muitas questões, problemas e alternativas. Através da nossa plataforma política, sustentada pelo tripé da EDUCAÇÃO, JUVENTUDE e CULTURA vamos perpassar várias realidades da nossa Salgueiro, conversando, aprendendo e mostrando que quando a gente quer, se junta e se fortalece para vencer. Nossa pré-candidatura é militante, é diferente e libertária. Vem com a gente se livrar das amarras do coronelismo tradicionalista de Salgueiro, transformar a nós e a política, caminhar livre pela cidade com a brisa tocando nosso rosto e o horizonte diante de nós, ver e sentir o prazer de ser diferente.


José Aparecido Júnior - Zé Cidão.

Pré-candidato à Câmara de Salgueiro.

Sexta-feira, 24 de julho de 2020.

0 comentário
bottom of page