IMG-20191213-WA0051.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Terra Nova: com risco de rompimento Governo do Estado determina abertura emergencial da Barragem


Com a possibilidade de chuvas fortes anunciadas pela APAC, a barragem Nilo Coelho, no município de Terra Nova, corre riscos de rompimentos em diversos pontos. Por esse motivo, o governo do estado de Pernambuco determinou a abertura emergencial da descarga de fundo, alegando que a barragem apresenta nível de perigo três.


A preocupação é geral para os trabalhadores que dependem da água do reservatório  com a possível falta de água no município. As pedras da barragem de Terra Nova estão se soltando por causa das fissuras e infiltrações, isso porque, o equipamento está sem reforma desde 1995.


Em 2010, uma estiagem na região durou sete anos, a seca foi severa e a barragem secou, o que assustou os moradores na época. Os agricultores se queixam do silêncio do governo estadual sobre a possibilidade do cenário se repetir. A barragem voltou a encher em 2018 após uma chuva forte na região. Atualmente, o reservatório está com 20% da capacidade, sendo a única forma de manter a sobrevivência dos agricultores e pescadores de Terra Nova e Cabrobó. Caso o Governo do Estado faça a abertura emergencial da descarga, o reservatório pode ficar seco novamente em apenas três meses.


Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), orienta para a importância da abertura da descarga de fundo, no sentido de diminuir o volume acumulado de água, aumentando, assim, a segurança da população.


Segundo o informe climático para janeiro, fevereiro e março, elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), são esperadas chuvas normais ou acima do normal para a região, o que corrobora com a necessidade de redução do nível da barragem.

273 visualizações