top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Teleoncologia: Consultas web passam a beneficiar pacientes com câncer


Em tempos de Covid-19, considerada uma epidemia global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a tecnologia tornou-se uma importante aliada para os pacientes oncológicos do Estado. A Teleoncologia de Pernambuco (Teleonco-PE), serviço de teleconsulta com assistência especializada e integral aos pacientes com câncer, já está sendo utilizada como ferramenta pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades que compõem a Rede de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon/Cacon). A teleconsulta não se propõe ao diagnóstico, mas ao acompanhamento de pacientes que já estão em tratamento ou concluíram, no entanto, precisam ser monitorados e avaliados continuamente. A teleconsulta tem a intenção de evitar, quando possível, a ida presencial às consultas médicas e o deslocamento até os hospitais, quando não há necessidade. Atualmente, no Recife, os hospitais Barão de Lucena (HBL), Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife; e Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, já contam com o atendimento a distância.

O Teleonco-PE possibilita que as equipes multidisciplinares realizem consultas clínicas a distância para fins de orientação, apoio diagnóstico e terapêutico aos pacientes oncológicos elegíveis a este tipo de atendimento. A modalidade da teleconsulta, uma vertente da telemedicina, está inserida na plataforma do Núcleo Estadual de Telessaúde (NET-SES-PE), que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e tem como objetivo implementar e integrar as ações de educação permanente, assistência e gestão para os diversos níveis de atenção à saúde no SUS, por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os próximos equipamentos de saúde que passarão a integrar a Teleoncologia serão o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru; Hospital Perpétuo Socorro, em Garanhuns; Hospital Memorial Arcoverde (HMA), em Arcoverde; Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina; e Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). 


“A plataforma funciona para o atendimento dos pacientes já acompanhados por esses serviços regularmente. Profissionais dos hospitais participantes fazem o levantamento prévio dos pacientes que podem ser acompanhados desta maneira e, posteriormente, entram em contato para informar do agendamento e realização da teleconsulta. Também estão em andamento as articulações para que outras especialidades, além da oncologia, possam utilizar a ferramenta da teleconsulta, considerando que em todas as especialidades temos pacientes que enquadram-se para o perfil”, explica o gestor de Clínica e Linhas de Cuidado da SES-PE, Rodrigo Bezerra Pires. A conversa, por videochamada, com os profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos podem acontecer via celular ou computador. Caso haja uma prescrição medicamentosa ou indicação de exame, este documento poderá ser enviado via e-mail ou WhatsApp. Entre os benefícios de adesão da plataforma tecnológica está a preservação da saúde desses pacientes, considerados grupo de risco para a Covid-19. “Os pacientes oncológicos se enquadram nos casos com maior chance de agravamento por conta da Covid-19, e evitar que eles saiam de casa para uma avaliação regular, ou até mesmo para renovar uma prescrição médica, é extremamente importante. Torcemos para que mais serviços da rede Unacon/Cacon façam a adesão a esta modalidade de atendimento e beneficie mais pacientes. Salientamos, ainda, que o tratamento oncológico não deve ser interrompido e que de acordo com o estágio da doença e do tratamento indicado, o comparecimento ao hospital poderá ser essencial para uma avaliação médica presencial, realização de exames ou tratamento como quimioterapia e radioterapia”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Plano de atenção para o diagnóstico e tratamento do câncer no Estado de Pernambuco - A expansão do plano da rede de oncologia em Pernambuco já foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE), o que possibilita o compromisso de avançar na política de saúde voltada para esta população, buscando consolidar e fortalecer, ainda mais, o Sistema Único de Saúde (SUS). O plano contempla a habilitação de outras unidades de Alta Complexidade em Oncologia no Estado, já prevendo a implantação da teleconsulta no escopo inicial do projeto. 


"À medida que vamos habilitar novas unidades já haverá também a habilitação do serviço da teleconsulta. O plano prevê, ainda, a ampliação dos equipamentos de diagnóstico em Oncologia, onde serviços de média complexidade vão garantir a realização de biópsias, exames e consultas especializadas, sem necessariamente serem unidades de alta complexidade e que também vão poder se enquadrar nesse contexto da teleconsulta. Temos a previsão de que, muito em breve, estaremos implantando também a Teleinterconsulta", finaliza Rodrigo Bezerra Pires.

0 comentário
bottom of page