top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

São José ensina a trabalhar à sombra do silêncio


Conhecer São José não é apenas conhecer um elo importante na história da salvação, mas também um amor puro que agiu com virtude desde o início e à sombra do silêncio.


Embora saibamos muito pouco sobre São José nas Sagradas Escrituras, a sua vida tem - até hoje - um grande impacto. Aparece apenas 11 vezes na Bíblia, seis no Evangelho de São Mateus e cinco no Evangelho de São Lucas. 


Isto permite-nos saber que este humilde carpinteiro esteve sempre em segundo plano, trabalhando à sombra do silêncio, “tendo apenas a identidade e a missão de acolher no seu coração, cheio de silêncio e de fé, os mistérios sacrossantos do Deus de Jesus e de Maria”. ." escreveu Padre Albino Navarro.


Submissão a Deus

São José sempre foi dócil à vontade de Deus, apesar dos grandes desafios que enfrentou em seu tempo, por exemplo: o que diria o povo ao saber que Maria, a mulher com quem ia se casar, estava grávida; tal como aquele momento em que Deus lhes pede que fujam do Egito; bem como as muitas coisas que ele teve que resolver para proteger a Sagrada Família.


A verdadeira essência do segundo lugar

Todos buscamos o primeiro lugar, seja nas competições ou na vaga, como também em muitas coisas da vida. É normal em nosso tempo. E claro, aprimorar nossas habilidades para chegar ao topo é bom, mas São José decidiu ficar com a melhor parte, e não exatamente ficar em primeiro plano.


Na verdade, ele era conhecido como "marido de Maria" ou pelo seu trabalho como carpinteiro (era chamado de Tékton , que significa carpinteiro). Precisamente em Mt 13, 55 diz: Não é este o filho do carpinteiro ?


Portanto, podemos considerar o seguinte conselho de São José para compreender que uma vida cheia de obras silenciosas, na verdade, contribui para a vida dos outros e para o Reino de Deus.


1 PASSE ALGUM TEMPO EM SILÊNCIO

Quanto precisamos do silêncio em nossas vidas, bem como de parar por um momento para entrar no silêncio e poder ouvir o que Deus quer nos dizer. Uma das línguas preferidas de Deus é o silêncio, e sem dúvida São José o conhecia bem. 

Por excelência, é professor de silêncio e de oração. Mais do que um homem de palavras, ele era um homem de ações.


2 EXERCITE A HUMILDADE

Poderíamos dizer que a humildade é a mãe de todas as virtudes, pois nela podemos encontrar grandes tesouros, como os encontrou São José.


São Bernardo de Claraval diz: «Aquele que muitos profetas desejaram ver e não viram, ouvir e não ouviram; “Foi dado a José não só vê-lo e ouvi-lo, mas carregá-lo nos braços, apertá-lo contra o peito, cobri-lo de beijos”. 


Naquela época a carpintaria era um ofício para pessoas de classe média baixa, portanto um homem justo não precisava de um grande ofício para receber o dom da paternidade virginal em Jesus. 


3 PACIÊNCIA

O patriarca da Igreja, além de compreender o seu lugar, realizou a sua grande obra sem esperar nada em troca – nem mesmo créditos – e só anos mais tarde é que a sua devoção se espalhou com maior fervor. 


São José Manyanet, no século XX, profetizou que chegaria um tempo especial para a Igreja “O Tempo de São José”, pois escreveu: “Acredito que o verdadeiro tempo de São José ainda não chegou, depois de dois mil anos começamos "só agora a vislumbrar algo do mistério em que está imerso".

Agora você sabe, Deus tem grandes recompensas para aqueles que fazem o bem na sociedade sob a sombra do silêncio. Quando você pensa que ninguém leva em conta suas ações, Deus sim, você é um elo importante em seu plano perfeito!


Fonte: Aleteia

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page