top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Solicitação de regularização de dados cadastrais pode ser golpe, alerta RFB



Novo golpe foi identificado pela Receita Federal do Brasil (RFB). Segundo o órgão, a ação ocorre via postal e não por e-mail, como tem sido mais comum. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários.

No entanto, a Receita informa que o endereço informado não tem nenhuma relação com o site oficial do órgão, e, apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado.

A Receita adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, deve ser acessado o endereço eletrônicos oficial do – idg.receita.fazenda.gov.br. Caso acesse outros sites, o contribuinte está sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

Além disso, no caso de dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).


0 comentário
bottom of page