Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Socorro Pimentel pede providências contra falta de remédios para doenças raras no Estado



Dificuldades para a importação de medicamentos usados no tratamento de doenças raras motivaram discurso da deputada Socorro Pimentel (PSL), na Reunião Plenária desta terça (13). A parlamentar disse que, segundo o Ministério da Saúde, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem impedido a entrada de remédios para três enfermidades causadas por deficiências em enzimas que afetam múltiplos órgãos.

Os entraves para a aquisição dos medicamentos, que envolvem contratos milionários com laboratórios nacionais e estrangeiros, já provocaram a atuação do Ministério Público Federal na questão, sublinhou a deputada. “O Poder Público tem falhado permanentemente e, em decorrência disso, pacientes estão morrendo em todo o Brasil.”

“Pernambuco já está sofrendo com a falta de alguns remédios”, continuou Socorro Pimentel, citando substâncias usadas por quem sofre de hipertensão pulmonar, mucopolissacaridose, hemoglobinúria paroxística noturna e síndrome hemolítica-urêmica atípica. “Esperamos que o Governo do Estado tome providências para que as mortes não comecem a acontecer por aqui.”


0 visualização