top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Seteq abre inscrições para 20 empreendimentos solidários que quiserem participar da Feneart


Quer expor seu trabalho na Fenearte, consagrada como vitrine nacional de arte e cultura? Nesta terça-feira (17), a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco abre 20 vagas para empreendedores cadastrados no CADSOL exporem suas mercadorias em quatro estandes da pasta estadual. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SETEQ e a Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE).


Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 22ª edição da Fenearte será realizada de 6 a 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções de Pernambuco. “A economia solidária busca fortalecer as associações e cooperativas, as redes de produção, os grupos de artesãos, através de divulgação e comercialização de produtos confeccionados por artesãos para a geração de renda”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. “O nosso Estado tem muitos talentos que precisa ser valorizados, mostrado e nossos estandes estarão abertos para os empreendimentos solidários que quiserem se inscrever”, acrescentou.


As inscrições para participar dos estandes da SETEQ vão de hoje (17) até o dia 31 de maio. Os empreendedores precisam ser inscritos no CADSOL, um cadastro dos empreendimentos solidários que reconhece a identidade da economia solidária, ou seja, é o reconhecimento público dos empreendimentos econômicos solidários.


Abaixo, segue o manual de orientação de inscrições da 22ª Fenearte 2022. A divulgação do resultado dos escolhidos será no dia 06 de junho de 2022.


LEIA O MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA SABER SE SEU PERFIL SE ENCAIXA (ESTÁ ABAIXO)


Depois, inscreva-se Segue no link


http://sistemas.seteq.pe.gov.br/empreendedor/inscricao_feira/


Segue o manual de inscrição

_____________________________________________

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE A INSCRIÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS PARA O ESTANDE INSTITUCIONAL DA SECRETARIA DE TRABALHO, EMPREGO E QUALIFICAÇÃO NA 22ª FENEARTE/2022.


1.BREVE HISTÓRICO - SETEQ

Missão: Planejar, coordenar e desenvolver políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas , à qualificação e inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, com vistas a contribuir para o bem estar social e a melhoria de negócios no Estado de Pernambuco.

Incluso na estrutura organizacional da SETEQ, as autarquias Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e a sociedade de economia mista, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), órgãos responsáveis, respectivamente , pelas ações de registro empresarial e contratação de microcrédito.


2. SOBRE A ECONOMIA SOLIDÁRIA

Existe nessa economia uma diversidade de atividades – produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário, realizadas por Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) que são organizações coletivas, tais como associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, redes, cadeias produtivas e clubes de trocas, cujos sócios são trabalhadores urbanos e rurais, na sua quase totalidade proprietários ou co-proprietários, exercendo a gestão coletiva das atividades e da alocação dos seus resultados.

A Economia Solidária articula espaços entre pessoas, povos e saberes, com reflexos sociais, políticos e culturais em diversas práticas que privilegiam a autogestão e o desenvolvimento sustentável.

Esta prática valoriza o ser humano na sua integridade ética, trazendo a temática da inclusão social e educação ambiental.

A Economia Solidária tem como objetivo fortalecer as associações , cooperativas ,redes de produção e grupos de artesãos, através de divulgação e comercialização de produtos confeccionados por artesãos para a geração de renda e o sustento familiar.

A participação dos Empreendimentos Econômicos Solidários, no espaço de exposição e comercialização de artesanato na Feira Nacional de Negócios do Artesanato- FENEARTE, considerada maior feira de artesanato da América Latina. Desde da 1ª edição que vem difundindo os saberes tradicionais, estimulando a inovação do setor e o potencial crescimento dos artesãos. Contribuindo assim cada vez mais na estimulação da produção, da qualidade e da visibilidade dos produtos artesanais solidários, considerando também que o comércio é uma ferramenta fundamental para redução da pobreza e para a conquista de maior desenvolvimento sustentável. Onde é de extrema importância a participação em eventos reconhecidos visando a divulgação e o auxílio na comercialização dos beneficiários atendidos

Nesse contexto, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ) com o propósito de apoiar os Empreendimentos de Economia Solidária nesse evento de grande porte- Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE, comprometida com a inclusão dos empreendedores econômicos solidários nos processos de desenvolvimento sustentável do estado, vem por meio deste edital, divulgar os termos do processo para as inscrições de Associações, Cooperativas, Redes de Produção e Comercialização, Grupos Produtivos de Artesanatos, beneficiamento da Agricultura Familiar, Arte-Recicladores, Catadores e Catadoras que trabalham com beneficiamento de materiais recicláveis e reutilizáveis, para a participação na 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato- FENEARTE, a realizar-se no período de 06/07/2022 a 17/07/2022 no Centro de Convenções de Pernambuco.


3. ETAPAS DAS INSCRIÇÕES

· Período da inscrição -17/05/2022 a 31/05/2022

· Preenchimento de 20 vagas – Empreendimentos Econômicos Solidários

· Dia da Seleção /Curadoria- 03/06/2022

· Resultado – 06/06/2022 no site- www.seteq.pe.gov.br

· 1ª Reunião de Planejamento com os Empreendimentos Econômicos Solidários selecionados- 09/06/2022

· 4. QUEM PODE SE INSCREVER

Empreendimentos Econômicos Solidários cadastrados no CADSOL, tais como: Associações, Cooperativas, Redes de Produção e Comercialização, Grupos Produtivos de Artesanatos, Beneficiamento da Agricultura Familiar (geléia / doces caseiro, bolos caseiro e biscoitos caseiro, beiju), Artes Recicladores, Catadores e Catadoras que trabalham com beneficiamentode materiais recicláveis e reutilizáveis.


5. COMO SE INSCREVER

Faça uma leitura atenta deste Manual de Inscrição.

O Empreendimento deverá acessar o formulário de inscrição no site da www.seteq.pe.gov.br, no período entre 17/05/2022 a 31/05/2022, o qual deverá estar devidamente preenchido e anexadas 04 (quatro) fotos dos produtos.

Exemplo: caso o empreendimento apresente 08 produtos ou mais, os mesmos devem ser expostos de forma que fiquem 02 (dois ou mais) produtos por foto, não ultrapassando o limite máximo de 04 (quatro) imagens de fotos. Sabendo-se que só 06 (seis) produtos serão selecionados e aptos a comercialização no estande institucional da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ)


6. PREPARAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO

· Faça uma leitura atenta do manual de inscrição;

· Escolha as peças que melhor representam a produção do grupo, e que serão avaliadas pela Curadoria;

· Produza as fotos necessárias a inscrição, conforme orientações do item 8 ;

· A sua inscrição não condiciona ou vincula a participação na feira. Apenas os Empreendimentos que forem selecionados, mediante avaliação da Curadoria, estarão aptos a comercializar no estande da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação - SETEQ.


7. COMO CLASSIFICAR O TIPO DE ARTESANATO PRODUZIDO?

Se houverem dúvidas no momento do preenchimento do formulário de inscrição quanto a identificação do artesanato produzido, tomar a classificação abaixo como referência;


1. ARTE POPULAR

Peças que representam a cultura do local a partir da visão de mundo do autor. São em geral peças únicas ou com produções reduzidas e muitas vezes, utilizadas como referência ou inspiração para outras produções. A Arte Popular pode ser empregada na decoração e seu sentido principal é o da contemplação.

Ex: Santos de barro de Maria Amélia, miniaturas de Marliete de Caruaru.


2 . ARTESANATO TRADICIONAL

Peças que representam o modo de fazer e histórias do local, transmitidos de geração em geração. A produção pode ser partilhada por uma família ou vizinhança, alcançando maiores tiragens. As peças são feitas manualmente ou com a utilização de maquinário que não supera a habilidade manual. As matérias primas são geralmente de origem local.

Ex: Rendas, xilogravura, cerâmica.


3 . ARTESANATO NÃO TRADICIONAL

É conhecido também como artesanato conceitual ou contemporâneo. Peças que geralmente recebem a intervenção de terceiros (designers, arquitetos, etc.), seja no uso da matéria-prima, na produção ou em sua forma. Nesse caso, o peso da intervenção supera as referências tradicionais do local. Os produtos são inovadores e em pequenas tiragens, orientados pelo mercado consumidor. Difere do Artesanato Tradicional porque as peças têm necessariamente uma expressão contemporânea.

Ex: Pratos cerâmicos com intervenções, luminárias artesanais em PVC.


4 . ARTES PLÁSTICAS

Peças que expressam a visão de mundo do autor com uma linguagem própria. São únicas ou com produção reduzida. Podem ser empregadas na decoração e seu sentido principal é o da contemplação.

Ex. Esculturas, painéis, objetos de decoração.


5 . TRABALHOS MANUAIS

Peças cuja produção exige destreza e habilidade, ainda que sejam utilizados moldes e padrões pré-definidos.

A matéria prima geralmente é industrializada, podendo passar ou não por um processo de transformação.

Ex: Almofadas, biscuit, customizações.


6 . MODA ARTESANAL E ACESSÓRIOS

Peças (artefatos) de Moda que representam a cultura local e/ou produzido com as matérias primas simbólicas da região. As peças são feitas manualmente ou com a utilização de maquinário não duplicadores de peças que não supere a habilidade manual, podem receber a intervenção de terceiros (designers, estilistas, etc.) seja na produção ou em sua forma .


Por exemplo: vestuário, bolsas, bijuterias, (colares, brincos, pulseiras etc.), jóias, acessórios de moda, calçados, moda infantil e etc.


8. ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE FOTOS:

· Usar Câmara Fotográfica com boa resolução;

· Procure utilizar um fundo uniforme que contraste com a peça fotografada. Por exemplo: Se o produto for de cor escura utilizar um fundo branco ou de cor clara. Se a peça for de cor clara, recomenda-se utilizar fundo escuro. Evite fundos coloridos e confusos para suas fotos. Sugestão usar papel, cartolina ou tecido;


· Caso ache necessário indicar o tamanho da peça, posicione algum objeto cujas dimensões sejam conhecidas (uma moeda, por exemplo) ao lado do produto. Através da comparação, será possível ter noção das dimensões da peça;


· Procure balancear a iluminação do ambiente. O excesso ou a falta de luz prejudicam a percepção das peças;


· Segure a câmera com firmeza. Se possível, use um tripé ou suporte para evitar fotos tremidas;


· Observe o enquadramento das fotos, valorizando ao máximo sua peça e diminuindo as áreas em branco.


9. ESTANDE, ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS

· A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação abre processo seletivo para o preenchimento de 20 vagas, em seu estande institucional para exposição e comercialização dos produtos dos Empreendimentos Econômicos Solidários;


· Os Empreendimentos Econômicos Solidários selecionados pela Curadoria permite o uso de sua imagem e dos produtos por ela, produzidos e exposto no estande da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ) em todo e qualquer material entre fotos, vídeos, slides e demais documentos áudio visuais, com o objetivo de registrar os eventos da secretaria, em suas campanhas promocionais e institucionais, sejam estes destinados à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno;


· Só serão comercializados produtos que foram selecionados pela Curadoria. Não será permitido que o Empreendimento apresente peças que sejam produzidas por artesãos ou grupos que não participaram da seleção realizada pela SETEQ. Tal procedimento acarretará em substituição por outro grupo participante da seleção;


· As peças de Artes Plásticas (quadros) não serão aceitas para avaliação da Curadoria, pois no espaço não há possibilidade de comportar esses tipos de produtos. Visto que, as paredes do estande não podem ser danificadas (furar ou fixar nenhum elemento), por medidas de segurança;


· O estande institucional da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação na 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE) 2022 será de 36m². Esse espaço será compartilhado com os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) selecionados pela Curadoria, Estado de Pernambuco e a Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE);


· A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), orienta que os Empreendimentos exponham peças de artesanato que não ocupem grandes espaços, uma vez que o uso será coletivo e grandes peças irão inviabilizar a organização do estande de forma justa e equitativa;


· A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), informa que seu estande não dispõe de um espaço específico para estocar produtos, portanto cada empreendimento deverá se responsabilizar pela guarda de sua produção, trazendo-a para repor e/ou substituir a cada dia;


· As peças não comercializadas deverão ser recolhidas pelos Empreendedores Econômicos Solidários no dia 17/07/2022 de acordo com o Regulamento do Evento.


· É estritamente proibido consumir lanche e ingerir bebidas alcoólicas dentro do estande;


· O Caixa será Único, composto por duas pessoas indicadas na reunião de Planejamento pelos representantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários ( EES) selecionados ; vale salientar que será necessário que tenham conhecimento de informática e que permanecerão como caixa durante o período do Evento. A comercialização dos produtos é de inteira responsabilidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES);


· A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), garante 01 (uma) credencial de acesso a 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE/2022 para os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) em escala de revezamento durante o período do evento;


· A escala de revezamento dos Empreendimentos consiste em viabilizar que os 20 (vinte) Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) selecionados possam participar do evento, tendo em vista que dentro do estande só poderão permanecer 05 (cinco) empreendedores para comercialização conforme escala por dia;


· Os Empreendedores deverão assinar diariamente a ata de frequência (na sua escala de revezamento);


· Preencher a planilha de controle de vendas do dia;


· Preencher o formulário de avaliação e entregar no último dia da escala de revezamento do empreendimento;


· Os Empreendimentos Econômicos Solidários selecionados deverão participar OBRIGATORIAMENTE de encontros preparatórios para a exposição/venda de seus produtos na 22ª FENEARTE/2022;


· A primeira reunião preparatória será no dia 09/06/2022 no horário das 09:00 horas, na Agência do Trabalho, Rua da União,425 - Boa Vista, fone: (81) 3184-7877 e as próximas serão agendadas a partir do dia 09/06/2022. Caso o grupo, associação não compareça será considerado desistente, substituido pelo próximo na ordem de classificação


10. PROCESSO DE SELEÇÃO


10.1 Curadoria:

O processo de seleção será feito por uma Curadoria, composta por uma equipe de 05 representantes:

· 3 representantes da SETEQ

· 2 representantes da sociedade Civil (notório saber) do Conselho de Estadual de Economia Solidária


· 1 representante do Sindicato dos Artesãos de Pernambuco - SINDARPE.

· Durante o processo de análise e avaliação dos critérios, a Curadoria poderá recomendar adequações ou solicitar comprovação oficial de informações fornecidas pelos participantes.


· Os Empreendimentos que ficarem fora do número de vagas oferecidas poderão ser chamados caso surjam vagas, sempre respeitando a ordem de classificação.


· No caso da Impossibilidade de comparecimento ou ausência de confirmação da participação, o Empreedimento selecionado será automaticamente considerado desistente e o candidato que se classificou na sequência da ordem de pontuação será convocado como substituto da vaga.


· Caso o número de interessados classificados não contemplem a representatividade do artesanato estadual, A Curadoria se reserva o direito de convidar profissionais dos Empreendimentos Econômicos Solidários (artesão).


· Trabalhadores manuais, entidades representativas, núcleos e grupos familiares) de acordo com o item (4) deste manual, para ocupar as vagas disponíveis dentro do estande.


10.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Após o período de inscrições, conforme o cronograma previsto no item 3, terá início o processo de seleção que será realizado pela Curadoria da SETEQ, para a 22ª FENEARTE/2022, encarregada de avaliar as fotos dos produtos artesanais, bem como os dados constantes no formulário de inscrição, de acordo com os seguintes critérios de pontuação:


ITEM


AVALIAÇÃO


PONTUAÇÃO


1


Qualidade do Produto- Bom Acabamento/ apresentação dos produtos


0 a 10


2


Criatividade/ Inovação- Originalidade, não seguindo normas preestabelecidas e nunca imitando o que já foi feito repetidas vezes por outros artesãos, utilização de técnicas de produção de forma inovadora ou funcionalidade.


0 a 10


3


Consciência Ambiental - Utilização de material reciclado e/ou aproveitamento de resíduos com outras formas de valorização do modo de vida sustentável.


0 a 10


A apreciação será feita em cima dos itens mencionados acima, que serão pontuados numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). No caso dos produtos de Gênero Alimentício serão avaliados em cima da qualidade e apresentação. Serão excluídos do processo de seleção os produtos industrializados.


11. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

Será divulgado no dia 06/06/2022 os nomes dos Empreendimentos Econômicos Solidários selecionados, por ordem alfabética. Reforça-se que a decisão da Curadoria é soberana e irrevogável. Havendo desistências, poderão ser convocados os inscritos que não foram selecionados, conforme a ordem de classificação obtida.


11.1. INFORMAÇÕES

Quaisquer informações referentes a este processo de inscrição e seleção deverão ser esclarecidas por contato telefônico: (81) 3184-7877, de segunda a sexta-feira nos horários das 10 às 15 horas.


Recife, 12 de junho de 2022

Adriana Carmem Queiroz Costa Melo

Secretária Executiva de Micro e Pequena Empresa

e de Fomento ao Empreendedorismo

0 comentário
bottom of page