top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

SES dá passos para implementar Planifica PE no Sertão


A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) iniciou o processo, nesta segunda-feira (20/03), para a implementação do Planifica PE na III Macrorregião de Saúde do Estado, que compreende 35 municípios do Sertão. Para ajudar no alinhamento das estratégias que nortearão uma proposta de saúde materno infantil mais eficiente nessas cidades, compareceram gerentes das Regionais de Saúde (Geres) e representantes de entidades parceiras, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Associação Umane e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A Secretária-Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), Verônica Cisneiros, coordenou as discussões que aconteceram pela manhã e à tarde, na sede da Secretaria, no Bongi. Além de destacar os desafios da SES-PE nos próximos anos, Verônica falou da importância da atuação da rede primária para tornar fluído o processo no sistema de saúde como um todo.

"A proposta de planificação materno infantil vai ser uma etapa nova. Nessa reunião, pudemos mostrar a realidade e as maneiras de como melhorar o serviço, a partir de outras experiências e do envolvimento de todos, que foram colocadas. Assim, podemos discutir melhor a operacionalização dessa nova fase de planificação", afirmou Verônica Cisneiros.

A planificação na III Macrorregião vai atender a uma população de mais de 830 mil pessoas dos municípios que são parte das Geres VI , X e XI. O projeto ligado à linha de cuidado materno infantil é ainda um laboratório, que propõe a organização do processo de trabalho em rede e estabelece os parâmetros para implementar novas fases, enquadradas na Atenção Primária.

0 comentário
bottom of page