top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Salgueiro reduzir para médio risco o índice de infestação por Aedes Aegypti



A pesquisa do quarto LIRa para o agravo de infestação por Aedes Aedypti no municipio de Salgueiro, mostra uma queda de 2,4% em relação ao terceiro LIRa, onde o município se encontrava em alerta total.

O levantamento feito pelos agentes de endemias durante os dias 02 a 04/07/2018 em 23.507 imoveis nos bairros da cidade constatou um IIP de 2,8% no quarto ciclo, reduzindo para médio risco. No terceiro LIRa o agravo de infestação estava a 5,2%, deixando o municipio em alerta total para o agravo no combate ao Aedes Aegypti em alto risco.

LIRa

O LIRAa é uma ferramenta que apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade e ajuda a Prefeitura a direcionar as ações contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Dificuldades enfrentadas pelos agentes de endemias

Apesar dos esforços feito pelos agentes de endemias para o reduzir e combater o índice de infestação por Aedes, os mesmos vem enfrentando dificuldades com o numero de casas fechadas no município, para realizar a visitar domiciliar e combater o Aedes. Além disso os agentes sofrem com a falta de materiais de trabalho por parte da secretaria municipal de saúde e fardamentos adequados para realização das atribuições.

Combata a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

1 - Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados. 2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. 3 - Não jogue lixo em terrenos baldios. 4 - Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo. 5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje. 6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. 7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva. 8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água. 9 - Lave pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, recipientes utilizados para guardar água. 10 - Os vasos de plantas aquáticas também devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Blog do Mikael Sampaio a republicação da matéria é gratuita desde que citada a fonte. Foto: Mikael Sampaio

0 comentário
bottom of page