top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Resumo dos pronunciamentos dos Vereadores e da Vereadora na Sessão Ordinária dessa quarta-feira


Resumo dos pronunciamentos dos Vereadores e da Vereadora na Sessão Ordinária dessa quarta-feira (30/03/2021). A 9° Sessão foi presencial, porém, devido a pandemia da Covid-19, com algumas restrições para a segurança dos vereadores e dos servidores da Casa Epitácio Alencar. Seguindo todos os protocolos de segurança: usando máscara, mantendo o distanciamento e higienizando com álcool em gel. Durante a Sessão, os vereadores debateram assuntos importantes para o município.

O vereador Henrique Leal Sampaio (PSD), iniciou sua fala lendo uma carta aberta que lhe foi enviada em nome de todos os professores aprovados no cadastro de reserva da Prefeitura do Salgueiro. “Esse manifesto que me pediram para fazer essa leitura, eles exigem mais transparência nas horas extras que estão sendo pagos a algumas pessoas, pedem também, mais transparência em alguns contratos que estão sendo feitos. Tem professores dando aula a três salas diferentes ao mesmo tempo", ressaltou.

O vereador Nildo Bezerra (PDT), apresentou alguns requerimentos, dentre eles, solicitando que seja feito a capinação e manutenção da iluminação pública ao lado da Escola Antônio Vieira de Barros, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Solicitou também que seja feito a limpeza de algumas caçambas dos moradores do assentamento Monte Alegre, sendo eles: Yuri Gondim, Expedito Antônio, Nego, Socorro Maria da Silva e Hercílio Figueiredo; como também realize a retirada do matagal nos arredores da pista de vaquejada.

O vereador Sávio Pires (DEM), iniciou sua fala agradecendo a ex-vereadora Paizinha Patriota pelo convite para participar da entrega de uma retroescavadeira. Solicitou que seja feito o calçamento da Rua 1, no Bairro Copo de Cristal e que seja feito o serviço de capinação na Rua Antônio Pereira de Lima, no Bairro da Primavera.

O vereador Zé Carlos (PSB), apresentou Projeto de Lei Ordinária N° 22 de 2021, que assegura todas as informações e direito de atendimento as pessoas com necessidades especiais (mudas ou surdas), por meio da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, em todas as agências bancárias e empresas prestadoras de serviços públicos no município de Salgueiro.

O vereador Baldin (DEM), iniciou sua fala agradecendo ao deputado Gonzaga Patriota e a ex-vereadora Paizinha Patriota, por ter trazido para a Associação Riacho Pequeno uma retroescavadeira. “ uma máquina que será de muita utilidade para aqueles agricultores", disse. Apresentou requerimento solicitando o serviço de limpeza e capinação da Rua Manoel da Cruz Dantas, no Bairro Santa Margarida.

O vereador Tiago Arraes (Cidadania), falou da grande emoção que teve semana passada, com a inauguração de 10 leitos com hemodiálise. Agradeceu a toda equipe do Hospital Regional Inácio de Sá. Falou da felicidade em ver que o número de vacinados estão aumentando em Salgueiro, e que ontem, mais de 1000 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Lembrou também que amanhã será iniciada a vacinação para idosos de 60 a 64 anos.

O vereador professor Agaeude s Sampaio (DEM), parabenizou e agradeceu ao secretário Estadual de Saúde, pelos 10 leitos para Salgueiro, “importante não só para Salgueiro, mais para cidades vizinhas, uma contribuição muito grande para a região", disse. Parabenizou todos os profissionais da educação, em especial aos professores, “que estão dando show nessa pandemia com os fechamentos das escolas". Questionou o motivo dos professores não serem prioridades na questão da vacinação.

O vereador André de Zé Esmeraldo (PL), iniciou sua fala fazendo uma crítica a postura do Governador Paulo Câmara em relação a pandemia, com o aumento do ICMS dos combustíveis, “ não poderia acontecer nesse momento, em que não se produz e onde as empresas estão fechado, onde não tem emprego e nem renda", questionou. Solicitou que o município de Salgueiro pague um auxílio emergencial aos músicos da cidade.

O vereador Bruno Marreca (PSB), apresentou Projeto de Lei Ordinária N° 23 de 2021, que estabelece como atividades essenciais as atividades desportivas praticadas sobre o dorso de animais, tais como apartação, vaquejada, pega de boi, prado, dona ou montaria, no âmbito do Município de Salgueiro.

O vereador Léo Parente (PL) apresentou algumas indicação para a criação de um Programa de Castração de animais abandonados e que vivem nas ruas, buscando o atendimento da população de baixa renda, articulado com as ONGs e Organizações de Proteção Animal em Salgueiro. Solicitou também, a construção e criação do Centro de Zoonoses no município de Salgueiro. Que possua laboratório da Fauna Sinantrópico, que realiza diagnóstico de Zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais como, dengue, raiva, leptospirose, leishmaniose, febre maculosa, entre outras e o Laboratório da Fauna Sinantrópico, responsável pela identificação de animais Sinantrópicos coletados no meio urbano.

O vereador Erivaldo Pereira (PSB), falou da alegria em ver o aumento dos vacinados com a primeira dose em Salgueiro. Lembrou que está enviando um ofício ao prefeito com assinatura de todos os vereadores, solicitando que os garis faça parte da categoria de profissionais essenciais. Parabenizou o Governo do Estado de Pernambucano pela 10 UTIs para o Hospital Regional Inácio de Sá.

O vereador Emmanuel Sampaio (DEM), agradeceu a ex-vereadora Paizinha Patriota e ao deputado Gonzaga Patriota pelo envio da retroescavadeira. Lamentou a demora na entrega do kit merenda. Solicitou que o prefeito cumpra uma promessa de campanha a do empréstimo ao microempreendedor, “que seria de grande valia nesse momento", destacou. Agradeceu ao Governo de Pernambuco pelo envio das 10 UTIs.

A vereadora Fátima Carvalho (PSB), iniciou sua fala parabenizando a juventude comemorado no dia de hoje. Parabenizou o prefeito pela entrega da ambulância ao 4° Distrito. Agradeceu ao Governador Paulo Câmara pelo envio das 10 UTIs. Apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Maria Cleide Oliveira Luz, ocorrido no último dia 24 de março.

O vereador Flavinho Barros (PSD), iniciou sua fala parabenizando os colaboradores da Escola do Legislativo professor Orlando Parahyn, por promover durante este mês o marco feminista. Parabenizou toda a Juventude pelo seu dia. Parabenizou a atriz Titica Alves que realizou dois dias de lives culturais com as peças noivas e confissões de caboclo. Destacou os impactos causados pela pandemia na economia local, solicitando que seja prorrogados o pagamento de IPTU e dos Alvarás de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que estão fechados.

O vereador Mariano Barros (PDT), apresentou dois requerimentos e duas indicações, dentre elas, solicitando a limpeza e desmatamento da Rua José Severino Filho, localizado no final da descida da Rua José Eliaslves Conserva, paralelo à Rua João Buíque. Solicitou também que seja cercada por alambrado a quadra poliesportiva da Rua José Luiz da Silva (na Rua do Sovaco).

0 comentário
bottom of page