top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Relatórios de crimes letais da SDS municiam MPPE para planos contra a violência



Um novo instrumento para auxiliar nas discussões de medidas preventivas para os crimes na sociedade pernambucana chega ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os relatórios Qlikview, desenvolvidos pela Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado, trazem gráficos e amostragens detalhadas do panorama criminal ocorrido em Pernambuco. Os dados poderão ser acessados por promotores de Justiça do MPPE que desejarem recebê-los em seus e-mails e que informem seu interesse ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal (Caop Criminal).

Os relatórios são mensais e atualizados com o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), divididos por comarcas (no caso do interior) e bairros (no caso da Região Metropolitana do Recife). Os relatórios disponibilizam os dias da semana e os horários em que mais ocorrem, se na zona rural ou urbana, a idade dos infratores, o gênero e até o tipo de arma usada.

Os dados são coletados pelas polícias Militar e Civil, processados e apresentados nas reuniões governamentais do Pacto pela Vida. Como o MPPE participa das reuniões, viu nos relatórios um potencial para municiar os promotores de Justiça e articulou para ter acesso a eles.

“Com essa ferramenta de acompanhamento, os promotores poderão pensar medidas mais eficazes para atuar e buscar reduzir os índices de CVLIs no Estado. É, inclusive, muito útil para o projeto estratégico Pacto dos Municípios, criado pelo MPPE para diminuir a violência urbana”, comentou o coordenador do Caop Criminal, o promotor de Justiça Luís Sávio Loureiro.

No futuro, planeja-se que os promotores de Justiça também recebam relatórios de crimes contra o patrimônio, de natureza sexual, tráfico, entre outros, que não tenham resultado em morte como os CVLIs.


0 comentário
bottom of page