top of page
banner technobytes.jpeg
OTa2.jpg
LOGO MEGA.jpg
Banner Aveloz
  • Mikael Sampaio

Procurados pela Justiça são alvo das fiscalizações da PRF em PE


Os veículos e a obediência às normas de trânsito fazem parte de toda e qualquer ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. Além de documentos, condições do veículo e comportamento do motorista, os agentes têm como protocolo de fiscalização o levantamento de informações acerca das pessoas envolvidas. O objetivo? É fazer cumprir mandados de prisões expedidos pela Justiça Nesta quarta (18), dois procurados acabaram detidos.


Somente este ano, mais de 15,8 mil pessoas foram fiscalizadas durante ações da PRF no estado. A fiscalização inclui checagem de autenticidade de documentos pessoais; histórico de envolvimento em acidentes ou cometimento de infrações; antecedentes criminais; e consultas a sistemas oficiais integrados quanto à existência de mandado de prisão em aberto.


Foi seguindo exatamente este processo de fiscalização de pessoas, que uma equipe PRF levou para a prisão um homem de 38 anos procurado pela Justiça pelos crimes de tráfico de drogas e uso de documento falso. A ocorrência foi registrada nesta quarta (18) na BR-232, em Sertânia. Já no município de Paulista, um homem foi levado a Delegacia de Polícia Civil após os PRFs encontrarem em sistemas um mandado de prisão válido e expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.


O procurado dirigia um veículo HB20 quando foi abordado pelos policias. Ele estava fazendo o trabalho de motorista de aplicativo, o passageiro testemunhou os procedimentos. O mandado de prisão foi expedido em julho de 2021 e determinava a prisão definitiva do homem pelo crime de homicídio. Aos policiais, o procurado disse não ter conhecimento do pedido de prisão. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Paulista.


Na última terça (17), outros dois procurados foram apresentados na delegacia para cumprimento de mandado de prisão. Um deles foi durante abordagem a veículo na BR-101, em Itapissuma. O motorista estava sendo procurado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Bangu Regional) desde agosto de 2022. De acordo com o documento, o foragido deveria ser apresentado a autoridade judicial pela conduta de abandono material – o não pagamento de pensão alimentícia. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.


O segundo procurado pela Justiça foi identificado após se envolver em acidente de trânsito na BR-101, em Paulista. Após queda de motocicleta, o homem recebia os primeiros socorros quando os PRFs iniciaram o levantamento das informações pessoais. Em consulta, descobriu-se um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de São Lourenço da Mata, cuja validade é novembro de 2039. Nesta terça (17), o mandado foi cumprido e o foragido, alvo da Justiça pelo crime de estupro de vulnerável, acabou sendo apresentado na Polícia Civil. De acordo com o documento, ele deverá ser recolhido no Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everardo Luna – o COTEL.


Resultados Operacionais- De 1º a 18 de janeiro de 2023, a PRF em Pernambuco realizou mais de 24,8 mil consultas para levantamento de informações pessoais. Dessas, 15,8 mil pessoas foram diretamente abordadas pelos agentes, o que resultou no cumprimento de 12 mandados de prisão.


Em 2022, os PRFs realizaram mais 433 consultas aos sistemas para levantamento de informações pessoais e 257 mil pessoas foram abordadas seja em atendimento a acidentes, fiscalização de trânsito, ações educativas etc. A instituição registrou a prisão de 91 pessoas procuradas pela Justiça.


0 comentário
bottom of page