Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Prefeitura de Bodocó (PE) segue realizando ações e serviços em benefício de vítimas da enxurrada



Desde as primeiras horas de ocorrência da enxurrada, na última sexta-feira (13), a Prefeitura de Bodocó se mobilizou de forma incessante para garantir a realização de ações e serviços em benefício das pessoas que se encontram desabrigadas e desalojadas, que totalizam de acordo com o mais recente levantamento parcial, 1205 pessoas.

A prefeitura montou uma força tarefa para garantir todo suporte necessário, por isso, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social estruturou os espaços para abrigamento, recreação infantil nos espaços de acolhimento e identificou através da realização de cadastro social: 349 famílias, distribuídas entre: 905 pessoas desalojadas e 300 desabrigadas. A equipe segue em campo identificando todas as situações de vulnerabilidade social, prestando toda a assistência necessária as famílias e fazendo a entrega de donativos a famílias desalojadas.

Os serviços de saúde também seguem sendo realizados a todo vapor, equipes da Secretaria de Saúde estão realizando atendimentos nos postos de abrigo e na rede municipal de saúde. A secretaria fez o levantamento de cadastro dos pacientes que utilizam medicação controlada, como: diabéticos, insulinodependentes e hipertensos e permanece garantindo a distribuição de medicação e continuidade de tratamentos.

Ainda na área da saúde, estão sendo disponibilizados atendimentos realizados por médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, com triagem para identificar possíveis agravos relacionados à situação em que as vítimas foram expostas, tais como leptospirose e Hepatite A. Além disso, testes rápidos de Hepatite B e C, vacinação contra tétano, hepatite B e difteria, bem como inspeções e orientações nos pontos de abrigo e nas casas atingidas, realizadas pela Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica.


A equipe da Secretaria de Infraestrutura segue trabalhando para garantir o acesso de estradas da zona rural, algumas bastante danificadas, outras completamente destruídas. O trabalho já restabeleceu acesso alternativo ao município de Ouricuri pela zona rural. A limpeza pública dá continuidade à retirada de entulhos (móveis, eletrodomésticos e pertences) nas áreas atingidas, onde já foram retiradas 53 caçambas de mobília perdida.

Todos os serviços estão sendo desenvolvidos de forma contínua e as medidas estão sendo tomadas em caráter de urgência.

O prefeito Túlio Alves recorreu ao auxílio das esferas públicas estaduais e federais e tem se dedicado a garantir além de providências em todas as áreas, como social, de saúde, educação e de infraestrutura, o restabelecimento do acesso da ponte, que liga as cidades de Bodocó a Ouricuri, que segue em processo de autorização do Comando Nacional do Exército para instalação de uma ponte móvel.


2 visualizações