top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Porque é importante a visita dos Agentes de Endemias nas residências



O controle das doenças dengue, chicungunya e Zikas representa um grande desafio para profissionais de saúde e para a população. O trabalho de prevenção dos focos de mosquito Aedes aegypti depende do envolvimento de todos e, principalmente, da presença dos agentes de combate às endemias (ACE) - usualmente conhecidos como agentes de combate à dengue - nas rotinas de visitas residenciais.

Esses agentes realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências. Aplicam larvicidas e inseticidas quando necessário e orientam a população a respeito da prevenção e controle de doenças como dengue, chagas, leishmaniose, raiva e muitas outras doenças.

O agente de endemias é papel fundamental para sociedade com suas ações educativas e no combate às larvas dos mosquitos nas residências, ajuda a evitar certas doenças de agravos à saúde, Além da melhoria e o bem estar da saúde da população. No decorrer da visita, juntamente com o responsável pelo imóvel, o ACE deve orientar e avaliar as situações de risco remanejando e ou eliminando os recipientes que possam acumular água e ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados.

Na parte interna do imóvel, o ACE deve adentrar em todos os cômodos, sempre em companhia do responsável e orientando sobre medidas preventivas. Se encontrar foco de mosquito, o agente deve apresentar ao responsável, buscando identificar e eliminar as condições do ambiente e os hábitos que ocasionaram a proliferação do mosquito.

Em caso de algum familiar apresentar sintomas das doenças, o ACE irá orientar sobre a necessidade de buscar atendimento médico em uma unidade de saúde.

Residências fechadas é um grande problema para saúde da comunidade, denuncie possíveis locais de focos. Faça parte receba os AGENTES DE ENDEMIAS na sua residência.


0 comentário
bottom of page