top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

PM reforça policiamento em todo o Estado para as eleições


Tropa hipotecada para o interior se concentrou no Quartel do Derby, na manhã desta sexta-feira, antes de seguir viagem


Diferentemente das eleições municipais de 2020, cercada de cuidados com a pandemia de Coronavírus, foi realizado, nesta sexta-feira (30), o embarque das tropas que irão reforçar o policiamento nas cidades do interior do Estado. Na bagagem dos 1.563 policiais militares, que irão se unir ao efetivo já lotado nas cidades às quais se destinam, a missão de garantir a segurança e tranquilidade do processo eleitoral. O grupo se reuniu no início desta manhã no campo do Quartel do Comando Geral (QCG), no Derby, e ouviu as orientações do Diretor de Planejamento Operacional, coronel Ronaldo Tavares, antes de seguir viagem.


De acordo com o diretor, o efetivo empenhado não comprometerá a segurança de onde eles estão sendo deslocados. “Todo este pessoal vai trabalhar em regime de jornada extra, não prejudicando o policiamento ordinário, realizado normalmente no estado. Além disso, os PMs que estão sendo mobilizados são os que trabalham administrativamente ou encontram-se de folga e de férias”, ressaltou o coronel. Ele ainda falou a respeito do grande planejamento que foi montado para garantir a segurança dos cidadãos. “Serão 3.288 locais de votação e a Polícia Militar se fará presente em todos eles. Além disso, serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle, no Recife, Caruaru e Serra Talhada, locais de monitoramento em tempo real de todo o esquema de segurança. Sem falar que todas as operativas, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Científica, entre outros órgãos, estarão nas ruas mobilizadas para dar tranquilidade a todos os eleitores”, disse.


No total, sete ônibus saíram do QCG em direção a municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos. Outros policiais militares dirigiram-se por meios próprios. Do 5º BPM, sediado em Petrolina, saíram mais dois ônibus, que seguiram para cidades próximas.


No total, para este primeiro turno, serão feitos de hoje ao domingo, 27.850 lançamentos, em todo o Estado. Somente no domingo, dia do primeiro turno, serão 9.625 policiais militares envolvidos com a segurança e supervisão dos locais de votação, apoio à Justiça Eleitoral nos fóruns e cartórios, apoio a juízes, além de um efetivo que ficará de prontidão.


Segundo o coronel Ronaldo, a Polícia Militar estará presente para coibir atitudes como boca de urna, brigas e insultos e a pessoa que vir a infringir poderá incorrer em crime eleitoral, sendo detida e encaminhada à delegacia para adoção das medidas legais.

0 comentário
bottom of page