top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

PF erradica 131 mil pés de maconha e evita produção de 26 toneladas no Sertão de Pernambuco


"Operação Phaseoli V" foi realizada pela PF de Salgueiro, no Sertão do Estado

A delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, no sertão pernambucano, realizou operação que destruiu cerca de 131 mil pés de maconha no município. A Operação Phaseoli V, como foi nomeada, promoveu também a destruição de 22 mil mudas que estavam em 28 plantios e apreendeu 230 quilos de maconha já pronta para o consumo.

Caso os 131 mil pés de maconha fossem plenamente desenvolvidos, colhidos e colocados para consumo, daria para a produção de 26 toneladas da droga.

As plantações foram localizadas pela PF em ilhas do Rio São Francisco, na Região de Orocó/PE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE, Betânia/PE, Flores/PE, Carnaubeira da Penha/PE e Parnamirim/PE.

A estratégia, que tem como objetivo reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano, contou com cooperação de policiais federais, rodoviários federais, militares, civis, penais e bombeiros.


Para a realização da ação, os agentes utilizaram incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves, uma da Polícia Federal através da CAOP-Coordenação de Aviação Operacional e a outra da PRF–Divisão de Operações Aéreas.


Segundo a PF em Salgueiro, as constantes operações de erradicação das plantações de maconha não dão tempo aos traficantes para produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, levando à busca pela maconha produzida no Paraguai. Esse cenário é observado pela polícia através do aumento das apreensões feitas da maconha vinda do país vizinho.


As operações buscam promover o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado pernambucano e em outros estados da Região Nordeste.

0 comentário
bottom of page