Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Petrolina sobe nota no ID CRAS e se torna líder de políticas sociais em Pernambuco


Foto: PMP

Os Centros de Referência de Assistência Social do município de Petrolina atingiram a nota 4,1 atribuída pelo Ministério da Cidadania,  através do Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência da Assistência Social (ID CRAS), ficando em primeiro lugar em Pernambuco e 6º na Região Nordeste.


Desde 2017 Petrolina já apresentava a nota 3,63, melhor do que a pontuação de 2016.  Criado pelo Governo Federal para acompanhar o desenvolvimento das unidades do CRAS, o indicador resulta da combinação de três fatores: serviços e benefícios, recursos humanos e estrutura física. Para cada dimensão, há uma nota de 1 a 5, cujas variáveis indicam o grau de cumprimento das normativas do Serviço Único de Assistência Social para aquela dimensão.


De acordo com o prefeito Miguel Coelho, o indicador que coloca Petrolina em primeiro lugar no estado é o reflexo do trabalho sério que vem sendo desenvolvido na área social. “A gente fica muito satisfeito quando recebe uma avaliação dessas, porque é a prova de que estamos no caminho certo, buscando melhorar os serviços e o acesso da população aos CRAS. Nós vamos continuar  trabalhando para ofertar o melhor serviço às famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social existentes no município”, pontua o gestor.


CRAS

Popularmente conhecido por ‘Cras’, os Centro de Referência de Assistência Social são  uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população, principalmente aquela em vulnerabilidade social, tem acesso a benefícios, programas e políticas públicas, além do registro no Cadastro Único.


As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal.  Os CRAS também possuem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde os cidadãos podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.

11 visualizações