top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Pernambuco se une a movimento nacional por Ação Climática


imagem: ilustração

O Governo de Pernambuco vai integrar um movimento nacional para alavancar o debate e o enfrentamento à crise climática no Brasil. Espelhada em iniciativas existentes nos Estados Unidos, Japão e outros países, a Aliança pela Ação Climática - ACA Brasil será lançada nesta quinta-feira (28/01), às 14h. O movimento é coordenado pelas instituições WWF Brasil, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Instituto Clima e Sociedade, CDP Latin America, além do Centro Brasil no Clima. O evento terá as participações do governador Paulo Câmara; de Gonzalo Muñoz, High Level Champion da COP25 e de Suzana Khan, vice-diretora do Instituto Alberto Luiz Coimbra - Coppe, da UFRJ, com mediação de Daniela Lerário, da equipe dos Climate Champions da COP26.


O chefe do executivo estadual participará do evento, por meio de mensagem de vídeo, como signatário do movimento, tendo assinado a carta de compromissos que formaliza a adesão à iniciativa. A ACA Brasil tem o objetivo de mobilizar lideranças empresariais, investidores, acadêmicos, imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil, a juventude e representantes de governos subnacionais buscando a redução concreta de emissões e um aumento da resiliência dos territórios.


A ideia de se formar uma aliança nacional para conter as emissões surgiu de um grupo de instituições – WWF, ICLEI, ICS, CDP e CBC – que, em contato com alianças de outros países, identificaram a importância de se estabelecer uma ação semelhante aqui. Pernambuco, além de ser signatário, tem um papel de protagonismo na composição da ACA Brasil, pois ocupa uma cadeira no conselho consultivo do movimento, através da Câmara Técnica do Clima da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente). O estado é coordenador da CT do Clima da Abema, entidade que foi convidada a integrar a estrutura da ACA pelo reconhecido trabalho na área climática e por agregar os governos subnacionais, um segmento considerado estratégico.


José Bertotti, secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), ressalta que o Governo de Pernambuco acredita no papel extremamente relevante dos governos subnacionais para promover a transformação necessária no enfrentamento à mudança do clima. “É preciso um esforço conjunto de diferentes setores da sociedade e de todas as esferas do poder público para fazer avançar a implementação dos compromissos climáticos, pontuados no Acordo de Paris. É por meio desse compromisso amplo e articulado que poderemos ter medidas efetivas de curto, médio e longo prazos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, assim, construir um futuro sustentável”, ressaltou.


Ainda de acordo com o gestor da pasta ambiental, Pernambuco tem como ponto de partida ações que incluem a conservação das áreas protegidas e a atuação junto aos segmentos com maiores emissões, identificados no inventário estadual. “Trabalhamos continuamente para diminuir o impacto das emissões de CO2. Estamos elaborando metas para os setores produtivos reduzirem suas emissões, com base no 1º Inventário de GEE do Estado. Também temos empreendido ações para monitoramento da linha da nossa linha de costa, que vem sofrendo com o aumento do nível do mar, além de estudos e projetos para conhecer melhor e enfrentar a vulnerabilidade do semiárido, um ambiente fortemente afetado pelo aumento de temperatura na terra”, argumentou Bertotti.


Assim como Pernambuco, são signatários da ACA outros governos subnacionais, investidores, acadêmicos, empresários e jovens. Em todo o mundo, já estão em ação outras importantes alianças em defesa do clima, tais como: Alianza para la Acción Climática Argentina (ACAA), que reúne 20 governos locais e provinciais; Japan Climate Initiative (JCI), com 478 signatários; Alianza para la Acción Climática de México (ACA-MX), com mais de 130 entidades; Alliances for Climate Action South Africa (ACA SA), com participação de 25 governos locais; We Are Still In (WASI) e Viet Nam Coalition for Climate Action (VCCA), com mais de 3.900 signatários.


Serviço

Lançamento da Aliança pela Ação Climática - ACA Brasil

Quando: 28 de janeiro, às 14h.

Onde: Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ACA Brasil

0 comentário
bottom of page