top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Pernambuco recebe mais 60 mil vacinas para crianças de 5 a 11 anos


A segunda remessa de vacinas da Pfizer/Comirnaty para crianças entre 5 e 11 anos chegou a Pernambuco na madrugada desta terça-feira (18/01). As novas 60 mil doses chegaram no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) por volta das 6h10, após aterrissarem no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 1h20. Neste momento, os imunizantes estão sendo checados e armazenados pela equipe técnica da secretaria estadual de Saúde.


Ainda na manhã desta terça, haverá encontro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e, em seguida, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para pactuação entre Estado e os municípios para uso dessa nova leva de doses. Atualmente, já estão sendo beneficiados os meninos e meninas com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de down, o autismo e indígenas.


“No início da campanha de vacinação contra a Covid-19 para adultos, com o número de doses aquém do necessário, precisamos tomar decisões em conjunto com os municípios para criar uma ordem de prioridade para a vacinação. Agora, precisamos repetir a mesma lógica para as crianças. Estamos dialogando com o nosso Comitê para avaliar os grupos com maior risco e, a partir das orientações, levaremos para pactuar com os gestores municipais. Apesar do número baixo de doses, precisamos nos esforçar para usar o que estamos recebendo e, consequentemente, imunizar com agilidade nossos meninos e meninas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.


A vacina contra a Covid-19 estará disponível para as crianças de cinco a 11 anos nos postos e pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que acompanhadas pelo pai, pela mãe ou responsáveis. No ato da imunização, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A estimativa é de que o público entre cinco e 11 anos seja de 1,1 milhão no Estado.


Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 17.380.903 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 7.623.720 da Pfizer/BioNTech; 120.000 doses da vacina pediátrica da Pfizer e 305.510 da Janssen.

0 comentário
bottom of page