IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
Camarao e cia.jpg
LOGO MEGA.jpg
Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Pernambuco imuniza 93% do rebanho contra a febre aftosa


A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que aconteceu nos meses de junho e julho, imunizou 93,59% do rebanho pernambucano. Ao todo, 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos foram vacinados.


Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira etapa que sempre ocorria em maio, por conta da pandemia, foi realizada em junho e teve seu prazo estendido até julho. Já a declaração dos animais pôde ser feita até 31 de agosto.


Nesta etapa 14 municípios vacinaram 100% do rebanho, são eles: Afrânio, Araçoiaba, Condado, Cortês, Fernando de Noronha, Itacuruba, Itaquitinga, Jaqueira, Maraial, Olinda, Rio Formoso, Sanharó, São Benedito do Sul e Tracunhaém. Mas alguns municípios ficaram abaixo do índice mínimo necessário como os da região do Araripe e do Sertão.


“Apesar das dificuldades os produtores fizeram a sua parte, agradeço a colaboração das prefeituras, dos criadores e dos funcionários da Adagro, que mesmo num momento de pandemia, não mediram esforços para atingir o índice de vacinação”, disse o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), Paulo Roberto Lima.


Em novembro acontece a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, nela apenas os animais com até dois anos de idade devem ser imunizados.