top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Pedido de busca e apreensão feito pelo MPF resultou na prisão em flagrante do prefeito de Salgueiro


A partir de pedido de busca e apreensão do Ministério Público Federal em Salgueiro/Ouricuri (PE) à Justiça Federal, a Polícia Federal prendeu, em flagrante, na manhã de ontem (17), o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro. De acordo com apurações realizadas no âmbito de procedimento investigatório criminal instaurado pelo MPF, o gestor seria responsável por invasão de terras da União, furto de água de canal do Rio São Francisco e desmatamento de área de preservação permanente. A autuação ocorreu em região conhecida como Sítio Mulungu.

Após o recebimento de uma notícia anônima, o MPF decidiu obter informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), órgão federal que administra as obras da transposição do Rio São Francisco. As irregularidades noticiadas foram constatadas em levantamentos realizados por técnicos do MDR e documentados em relatórios oficiais fornecidos ao MPF. Diante das evidências, o MPF instaurou procedimento investigatório criminal, no âmbito do qual requereu à Justiça Federal a realização da busca no local, a fim de fazer cessar a prática delitiva, apreender instrumentos do crime e identificar seus autores. Como essas práticas criminosas não têm relação com o exercício do cargo de prefeito, o político, que permanece preso, não contará com foro privilegiado.

Medidas cautelares – Após a realização de audiência de custódia na manhã de hoje (18), com participação do MPF, a Justiça Federal concedeu liberdade provisória a Clebel Cordeiro, decidindo pela imposição de medidas cautelares que consistem no compromisso de comparecimento pessoal a todos os atos do processo, proibição de frequentar a área protegida pela União, comunicação no caso de mudança de endereço, comparecimento mensal à Justiça Federal e pagamento de fiança no valor de cem salários-mínimos.

0 comentário
bottom of page