top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

PE prorroga campanha de vacinação contra a influenza


O Estado de Pernambuco anuncia, nesta quarta-feira (31/05), a prorrogação até 30/06 da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A manutenção da campanha se dá devido a baixa cobertura vacinal e a presença de doses do imunobiológico nos estoques municipais. Até a manhã de hoje, 1.973.602 doses foram aplicadas desde o início da estratégia de vacinação, representando uma cobertura vacinal de 55,94%. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) destaca que a Campanha Nacional começou em 10/04, apenas para grupos prioritários, e que no último dia 12 de maio, o Ministério da Saúde (MS) orientou os Estados a realizarem a ampliação das ações para população a partir dos 6 meses de idade.

Com a atual cobertura vacinal, Pernambuco está em quarto lugar no ranking nacional de imunização, ficando atrás do Amapá (90,71%), Paraíba (71,20%) e Amazonas (57,57%), segundo dados do sistema de informação do órgão federal (lista completa em anexo). Em relação aos Estados do Nordeste, Pernambuco ocupa a 2ª posição, atrás da Paraíba.

Até o momento, 14 municípios atingiram a meta de 90% de cobertura, com destaque para as cidades localizadas no Sertão. “Diante do cenário de baixa cobertura, os municípios estão realizando estratégias diferentes de intensificação, como busca ativa vacinal (casa a casa), ações em escolas, indústrias, feiras livres, horário ampliado de Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pontos de vacinação“, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) já recebeu e encaminhou para as gestões municipais mais de 2,9 milhões de doses do imunizante.

A influenza é uma infecção viral e que possui uma transmissibilidade acentuada podendo se apresentar de forma mais leve ou com sinais graves, podendo inclusive levar ao óbito. A vacina contra o vírus é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destaca a importância da população comparecer aos postos de vacinação, devido à baixa adesão e o período de sazonalidade para adoecimento relacionados aos vírus respiratórios, principalmente em populações de maior risco. "A vacina é muito importante. A gente que cuida de quem gostamos, precisamos nos vacinar. A campanha de vacinação foi prorrogada, mas a gente precisa lembrar que a vacina é sempre. Quando a gente ama, a gente cuida. E quem cuida, se vacina”, destaca Zilda.

Com a vacinação de grupos populacionais de risco, o objetivo é proporcionar a redução de novos adoecimentos, internações em serviços de saúde e mortalidade provocadas pelo vírus da influenza.

0 comentário
bottom of page