banner technobytes.jpeg
LOGO MEGA.jpg
banner
  • Mikael Sampaio

PE finaliza entrega de nova remessa de vacinas da Covid-19


Em 24 horas após aterrissar no Aeroporto Internacional do Recife, por volta das 11h do último domingo (07/02), a nova remessa de vacinas contra a Covid-19 já chegou a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), em uma operação logística que envolveu os técnicos do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), além da companhia aérea Azul para o transporte aéreo do insumo para o Sertão. Das 118.200 unidades recebidas, para primeira e segunda doses dos trabalhadores de saúde, mais de 93,4 mil foram destinadas às cidades pernambucanas. As outras 24,7 mil ficaram com o Estado para imunização de sua rede, como pactuado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Após chegarem ao aeroporto, todos os imunizantes foram levados ao PNI-PE para verificação de temperatura e divisão das vacinas por municípios e Geres. Na tarde do próprio domingo, o primeiro carregamento seguiu por via aérea com destino a Petrolina, que, além das doses da região, distribuiu, por via terrestre, para as Geres de Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada; e por via terrestre para Afogados da Ingazeira. Os quantitativos das demais Gerências começaram a ser despachados às 6h desta segunda (08/02).

Com essa remessa, Pernambuco já recebeu mais de 511 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira - o Ministério da Saúde informou que encaminhará a segunda dose posteriormente. Com as unidades recebidas, já é possível atender 60% dos trabalhadores de saúde e 100% dos idosos a partir dos 85 anos, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena.

BALANÇO - Até o último domingo, com os imunizantes recebidos anteriormente, Pernambuco já tinha aplicado a primeira dose em 105.666 dos trabalhadores de saúde (89,8% dos 117.638 contemplados com o quantitativo recebido), 22.350 da população indígena (83,6% de 26.729) e 56.068 idosos a partir dos 85 anos (74,5% de 75.159), além de 4.701 idosos em instituições de longa permanência (190,9% das 2.462) e 577 pessoas com deficiência institucionalizadas (443,8% das 130), bem acima da média prevista. Em relação à segunda dose, 2.648 trabalhadores de saúde já foram vacinados e finalizaram o esquema. Ao total, são mais de 192 mil doses aplicadas.

Importante lembrar que a orientação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 é que a segunda dose da vacina da Sinovac/Butantan seja feita entre o 21º e 28º dia - esta segunda é o 21º dia após a primeira aplicação no Estado. Esse fabricante tem sido utilizado em todos os grupos prioritários do momento, exceto os idosos a partir dos 85 anos, que estão utilizando o imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que indica a segunda dose apenas três meses após a primeira.

“Neste início da vacinação contra a Covid-19, Pernambuco vem mostrando sua expertise na imunização da população. Quero destacar que, dadas as condições de fornecimento de insumos, o Estado tem agilidade e eficiência na aplicação das vacinas. Em 2020, por exemplo, em apenas 30 dias, nós imunizamos mais de 1,4 milhão de pessoas contra a influenza. Mas, diferente de ações anteriores, neste momento, as gestões estadual e municipais se deparam com um quantitativo de doses aquém do total das populações prioritárias. Contudo, por meio de pactuações na CIB e no Comitê técnico-científico, a Secretaria Estadual de Saúde tem discutido a ordem de priorização e as estratégias para otimizar o uso das vacinas”, destacou a Superintendente de Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.

0 comentário