Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Odacy Amorim condena constantes aumentos no preço dos combustíveis



O deputado Odacy Amorim (PT) registrou, em discurso na Reunião Plenária desta segunda (21), o protesto de caminhoneiros em vários Estados contra o aumento do óleo diesel. Para o parlamentar, não há justificativa para a alta do preço dos combustíveis no Brasil, que prejudica as pessoas com menos recursos. “Por que tanto descaso e tanto aperto em cima da sociedade brasileira? Nós, que temos a Petrobras, pagamos um dos combustíveis mais caros do mundo”, ressaltou.

O petista exemplificou dizendo que a gasolina “sai por R$ 1,79 da Petrobras e chega ao Sertão por R$ 4,80”. “Isso inviabiliza que alguém que ganhe um salário mínimo possa sair com seu carro no final de semana. A pessoa já tem que pagar o IPVA, que não é barato, e também o seguro. Por isso, prefere comprar uma moto porque o combustível roda uma quilometragem maior”, disse, alertando também para a elevada incidência de acidentes com esse tipo de veículo.

O parlamentar salientou, ainda, que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou que haverá um debate no próximo dia 30 sobre o assunto. Segundo Amorim, o deputado federal defende a redução de tributos como a Cide e o PIS/Cofins para baratear os produtos. “É essa discussão que nós devemos e vamos fazer aqui na Assembleia Legislativa”, acentuou o petista.

Ao se posicionar, em aparte, Rodrigo Novaes (PSD) criticou a política adotada pelo Governo Temer no ano passado, quando estabeleceu a variação diária de preços. O parlamentar propôs que o País subsidie os valores para frear as altas consecutivas, citando os constantes aumentos no preço do gás de cozinha. “O homem que está lá na Caatinga ou num bairro pobre de Petrolina vai comprar o gás e paga 10% do valor do salário mínimo”, observou.

Teresa Leitão (PT), por sua vez, apontou o “processo crescente de privatização e entrega do patrimônio público e da economia nacional” como uma das causas da alta dos preços dos combustíveis. Ela destacou que, na última semana, houve cinco aumentos diários consecutivos.

Caprishow – Ao fim do discurso, Odacy Amorim registrou a realização da Feira de Caprinos e Ovinos de Dormentes (Caprishow), no Sertão do São Francisco: “Foi uma festa bonita, com a presença de muitos animais resultantes de melhoramento genético. E também um momento de muita alegria do povo”, pontuou.


0 visualização