Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Na Alepe: Deputado Antonio Coelho solicita implantação de uma unidade executiva do SESC em Salgueiro


Indicamos à Mesa, ouvido Plenário  e, cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado um apelo ao Exmo. Sr. Bernardo Peixoto dos Santos Oliveira Sobrinho, Presidente do Conselho Regional do Sistema Sesc / Senac / Fecomércio,  e ao  Exmo. Sr. Oswaldo Ramos, Diretor Regional do Sesc-PE no sentido de viabilizar a instalação de uma Unidade Executiva do SESC, no município de Salgueiro.


A implantação de uma  Unidade Executiva do SESC é o sonho de qualquer cidade., principalmente aquelas que tem no comércio e serviço a sua princiapal atividade econômica.


     O Sertão é uma região carente de  investimentos do sistema “S”, em especial os do FECOMÉRCIO/SENAC/SESC e a população de Salgueiro, há muitos anos, sonha com a chegada de  uma unidade do conhecido sistema “S” que possa oferecer aos salgueirenses novas oportunidades de educação, esporte, lazer e qualificação profissional com a qualidade e know how que as unidades do SESC oferecem em suas instalações por todo o estado de Pernambuco.


     Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Serviço Social do Comércio – Sesc – é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família e está presente em todos os estados brasileiros. O Sesc promove ações no campo da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência e suas  ações propagam princípios, humanísticos e universais, promovendo melhor condição de vida para os comerciários e seus familiares em todo o Brasil, e oferece serviços que fortalecem o exercício da cidadania e contribuem com o desenvolvimento socio-econômico dos municípios onde atuam. Em Pernambuco, o Sesc instalou-se no dia 05 de março de 1947, e atualmente conta com 20 unidades fixas, em 14 cidades, e 6 unidades móveis, levando projetos e ações para mais de 90 municípios do estado e desenvolvimento socioeconômico e cultural.


     Localizado no cruzamento das BR’s 232 e 116, o município de Salgueiro está no coração do Nordeste, tendo uma localização estratégica do ponto de vista logístico. Com fácil acesso e equidistante da maioria das capitais nordestinas, média de 596 Km, à exceção de São Luís – MA, que fica a 1.078 Km, e a apenas 530 Km do Recife, Porto de Suape e rota da Ferrovia Transnordestina, Salgueiro tem acolhido diversos empreendimentos comerciais e de serviço, cuja logística é importante para o alcance dos clientes e com isso possui forte foco de atração e geração de  emprego e renda na região. Com a conclusão da ferrovia Transnordestina será agregada à Salgueiro a condição de ser uma das cidades com maior potencial logístico do Nordeste.


     O potencial de atração de investimentos de Salgueiro também decorre do fato de ser um  município polo do sertão nordestino e se encontrar conectado às mais importantes rodovias de acesso com o Sul/Sudeste e o Nordeste do país o que torna a cidade atrativa para empresas de comercialização de peças automotivas, prestadoras de serviços  automotivos como oficinas mecânicas, socorros mecânicos, lojas de acessórios automotivos,  postos de gasolina, distribuidores e atacadistas regionais, armazéns e entrepostos de indústrias, etc.


     Salgueiro tem como atividades econômicas predominantes a agricultura, comércio varejista e pequenos atacadistas, regionais. Os principais produtos agrícolas de Salgueiro são: cebola, algodão herbáceo, milho, banana, feijão, arroz, tomate e manga. O artesanato também tem potencialidade de desenvolvimento econômico no município. Possuindo  1.018 empresas cadastradas, 5 pousadas, 8 hotéis e cinco agências Bancárias Salgueiro tem uma população economicamente ativa de 7.079 habitantes, dos quais 1.655 estão empregados no comércio e 1.033 na área de serviços, que são o público prioritário de atendimento do SESC.


     O município de Salgueiro faz parte da Microrregião de Salgueiro, na Mesorregião do Sertão Pernambucano, com uma área de 9.183,1 km², que corresponde a 9,28% do território estadual. A economia está voltada para a agricultura de subsistência e a agropecuária extensiva, onde se destaca a caprinocultura e a avicultura.


     Além de Salgueiro, mais cinco municípios compõem a Região de Desenvolvimento do Sertão Central, são eles: Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova e Serrita.  




   Estes dados, e revelam a necessidade do município em receber investimentos e apoio para superar suas deficiências em politicas públicas de educação, esporte, lazer, qualificação profissional, que não tem como suprir sem o apoio de instituições públicas e privadas, como hoje pleiteado junto ao sistema FECOMÉRCIO/SENAC/SESC, que ao longo dos anos vem prestando relevantes serviços ao Estado, complementando as  ações dos municípios nas área acima, possibilitando a melhoria dos indicadores educacionais e sociais com a sua atuação.


     Pelo acima exposto, peço aos nobres Pares que aprovem esta proposição.


(Via Blog Sertão Central)

24 visualizações