top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Márcia Conrado quer pressa da Alepe em aprovar projeto de empréstimo bilionário para PE


Foto: Ascom/divulgação

A prefeita de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Márcia Conrado (PT) , defendeu a aprovação célere do projeto de lei que autoriza a contratação de empréstimos na ordem de R$ 3,4 bilhões pelo Governo de Pernambuco. Segundo a gestora, os recursos a serem contratados vão contribuir para a interiorização do desenvolvimento do Estado em áreas como saneamento básico, segurança pública, saúde e infraestrutura.


A contratação dos empréstimos precisa ser autorizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para que o governo estadual possa iniciar as negociações junto aos agentes financeiros internos e externos. A gestora cita a necessidade do governo reequilibrar as receitas, motivada também pela queda de arrecadação do ICMS, principal fonte da administração estadual. Tais fatores comprometem a capacidade de investimento de Pernambuco, que atualmente possui o selo Capag B atestado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), permitindo a contratação de empréstimo com a garantia da União.


A prefeita destaca, em contrapartida, o esforço do governo Raquel Lyra em “fazer o dever de casa“, cortando gastos desnecessários da máquina pública. Através do Plano de Qualidade do Gasto Público, já foram economizados R$ 225 milhões apenas no primeiro bimestre deste ano.


O governo estadual precisa voltar a ser referência em investimentos públicos no Nordeste. Pernambuco, que já foi protagonista na região, hoje está muito atrás de outros Estados como Ceará e Bahia. A contratação desses empréstimos será essencial para garantir a realização de obras prioritárias nas nossas estradas e no abastecimento de água. Tudo isso vai proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos pernambucanos, com o foco na interiorização do Estado. Pernambuco será forte se o Interior for forte“, frisou.


Empréstimo


De acordo com o Projeto de Lei do Executivo nº 556/2023, Pernambuco poderá contratar 90 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a viabilização de obras no âmbito do Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE). Outro empréstimo de até 200 milhões de dólares deve ser feito por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para despesas de capital do Programa ‘Juntos Pela Segurança’. Os demais recursos obtidos serão destinados à recuperação da malha rodoviária estadual e investimentos na área de saúde.(As informações são do nosso parceiro Blog do Carlos Britto)

0 comentário
bottom of page