top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Multinacional norte-americana vai financiar quatro projetos de pesquisadores da UPE


Foto: Ball Corporation/Reprodução

Multinacional norte-americana fundada em 1880, líder mundial na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas, alimentos e produtos domésticos, a Ball Corporation vai investir em quatro projetos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE (IIT/UPE). Com verba inicial de R$ 1,2 milhão, os projetos demandarão conhecimento e habilidades em áreas de tecnologia como: visão computacional, sistemas de automação, inteligência artificial, aprendizagem de máquinas e mineração de dados. A conquista foi resultado do primeiro ciclo de propostas do Desenvolve.ai, programa que visa estimular o processo de inovação das empresas situadas no estado de Pernambuco junto às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs - universidades, institutos etc.).


Neste primeiro desafio, a UPE e o IIT/UPE alcançaram posição de destaque, com participação em 4 dos 7 projetos aprovados. Atualmente, as propostas estão em processo de contratação. “O objetivo é desenvolver ações de inovação que venham a beneficiar a Ball Corporation, elevando a competitividade da empresa, bem como o desenvolvimento tecnológico e econômico para o Estado de Pernambuco”, explica o professor Bruno de Melo Carvalho, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPE.


O Desenvolve.ai foi lançado em novembro de 2019 para ajudar as empresas a resolver antigos desafios de inovação aumentando a sua competitividade no mercado. O programa é executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.


Os projetos de pesquisadores da UPE e do IIT/UPE aprovados:

Bodymaker Smart System

Desenvolver um digital twin para a máquina bodymaker, realizando análises de eficiência e indicando os melhores parâmetros de produção em tempo real, com visualização de dados via dashboard BI e enviando relatórios de insights gerenciais


Crave Platform

É uma solução end-to-end, que oferece aplicações para análise, visibilidade, IA e notificações, dedicada a ambientes industriais. Com o ICT agregaremos valor na plataforma através de módulos regressão de dados baseadas em ML.


ISEL - Sistema de inspeção da superfície de latas de alumínio

ISEL é um sistema distribuído, modular e de fácil instalação para detecção de defeitos no corpo de latas de alumínio. Aplicável ao longo da linha de produção, o ISEL detecta defeitos o mais cedo possível, reduzindo as perdas de produção.


Plataforma aberta de inteligência de manufatura

Plataforma 100% aberta e baseada em tecnologias consolidadas na indústria, para interface com os sistemas de automação, coleta automática e armazenamento de dados, data mining, machine learning, analytics e notificações online.

0 comentário
bottom of page