top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Mirandiba: Vereador Antão de Cachoeirinha é vítima de notícia falsa


Ao anunciar, nesta segunda-feira (17), sua pré-candidatura a vice-prefeito na chapa com o Vereador Natinho, o vereador Antão de Cachoerinha foi vítima de fake news.


Em notícia publicada pelo Blog FalaPE, foi difundido que a Prefeita de Mirandiba, Rose Cléa Máximo, teria indicado vereador de sua base, para compor chapa do Partido Republicanos.


Em sua defesa o vereador acionou sua assessoria, que em contato com a redação do Blog, solicitou direito de resposta e emitiu nota. Abaixo, na íntegra:


Nota do Vereador Antão em resposta à notícia falsa veiculada pelo Blog FalaPE

Em notícia publicada pelo sítio eletrônico falape.com, neste dia 17 de agosto de 2020, às 12:30h, foi difundido a seguinte manchete: Prefeita de Mirandiba indica vereador da sua base para compor chapa do Republicanos. E, em seu texto, aglutina uma dúzia de inverdades.

Aos fatos verdadeiros:

1 – Eu NÃO sou vereador da base da prefeita. Respeito-a como cidadã, mulher e mãe de família. Eu, assim como outros vereadores, procurei caminho político diferente há cerca de dois anos. A divergência política havida não me faz desmerecer pessoas, ao passo que, nesse tempo, compus com o vereador Natinho (e hoje pré-candidato a prefeito) um novo grupo político no município.


2 – NÃO sendo vereador da base, por evidente, minha posição como pré-candidato a vice-prefeito junto com Natinho não partiu de indicação de pessoas determinadas, mas de boa parte do eleitorado do meu distrito: Cachoeirinha e região. Minha história vencedora de vida e política também me credenciou a tal posto, assim como em eleição passada que disputei nesta posição.

O direito de resposta é instrumento constitucional imprescindível que se presta para expor o pensamento do ofendido. Contudo, quando se trata de uma NOTÍCIA FALSA (FAKE NEWS) como esta publicada, o direito de resposta serve para esclarecer ao público e atenuar o estrago feito. Porque, como é sabido por todos, publicar e/ou difundir notícia falsa é CRIME com enquadramento nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal, bem como cabe reparação pelos danos morais sofridos.


Em conversa de minha assessoria com o contato, via WhatsApp, disponibilizado na aba de contato do site, ao indagar sobre provas da veracidade das informações, este silenciou. Ainda, ao ser alertado que isto é crime e que, como tal, é matéria do judiciário, assim disse: “eu n tenho problema nenhum com processo. Até gosto pq gera polêmica e sobe o nome do blog”.


Isso denota o interesse em notícia falsa para beneficiar uns, depreciar outros e, assim, deixar o nome do blog “em evidência”. A imprensa responsável que quer ficar em evidência publica verdade, apura fatos e não atua em nome de interesses sorrateiros.


Não silenciarei diante de NOTÍCIAS FALSAS (FAKE NEWS). A justiça comum e eleitoral estará ciente desses fatos.


Vereador Antão de Cachoeirinha


Fonte: Blog do Silva Lima

0 comentário
bottom of page