top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Ministério das Comunicações (MCom) instala 282 pontos de internet do Wi-Fi Brasil


Imagem: ilustração

Alunos de 265 escolas públicas espalhadas pelo país retornam às aulas, em fevereiro, com internet gratuita banda larga via satélite e por conexões terrestres disponível. É que o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do Programa Internet Brasil, instalou pontos de acesso nestas instituições de ensino no início deste ano. No total, nos primeiros 40 dias de governo, foram entregues 282 conexões de internet em 19 estados. A grande maioria foi encaminhada para municípios na região Nordeste (216).

"Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos objetivos do Wi-Fi Brasil. Queremos cada vez mais promover a inclusão digital e social da nossa população, a começar pelas crianças, para que tenham uma educação de qualidade, promovendo desenvolvimento e garantindo oportunidades", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Além do atendimento a escolas, o Wi-Fi Brasil instala gratuitamente antenas e roteadores em locais como assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários, por exemplo. Um exemplo disso foi a disponibilização de 17 antenas para apoiar o atendimento humanitário nas Terras Yanomamis. São todos pontos de acesso com velocidade de conexão via satélite de 20 megabits por segundo.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade na banda Ka cobrindo todo o Território Nacional e a Amazônia Azul. O satélite foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.

ATENDIMENTO — O estado com a maior quantidade de pontos de internet instalados em 2023 é o Piauí, com 60 unidades. Na sequência está o Maranhão (44), Pernambuco (32), Ceará (31) e Bahia (30). A região é prioritária para a política pública de conectividade porque possui os indicadores mais baixos de uso da internet no país, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO — Para solicitar o serviço, basta acessar o link "obter conexão de internet GESAC" e preencher o formulário. O atendimento às solicitações depende de análise técnica, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias. Para informações ou dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 2027.6403, ou pelo e-mail: conectividade@mcom.gov.br.


0 comentário
bottom of page