top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Justiça Federal de Pernambuco extingue processo contra governador e secretário de Saúde


A Justiça Federal de Pernambuco, proferiu sentença nesta quarta-feira (3), na qual extingue a Ação Civil de Improbidade Administrativa, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), em dezembro de 2018, que visava à condenação do gestor estadual de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara e do ex-secretário de Saúde do Estado, José Iran Costa Junior.


De acordo com a acusação, o governador e o ex-secretário estariam descumprindo a Lei de Acesso à Informação, uma vez que o Portal da Transparência da Secretaria de Saúde não estaria sendo atualizado a contento, além da supressão de informações referentes a recursos oriundos do SUS, dificultando informações às organizações sociais da área de saúde - OSS atuantes no Estado de Pernambuco, o que implicaria interesse da União e competência da Justiça Federal para julgar o caso.


Seguindo os trâmites, os réus apresentaram suas defesas, alegando não haver interesse dos entes públicos federais no caso, e a União informou não ter interesse em intervir no processo, utilizando o argumento de que a “eventual ausência de informação no Portal da Transparência do sítio eletrônico da  Secretaria Estadual de Saúde (SES) não prejudicaria nem teria prejudicado diretamente a correta aplicação de recursos federais, e sequer estaria em discussão na presente demanda a malversação ou desvio de tais bens”.


Uma vez explicitado a ausência de interesse da União em relação ao processo, o juiz concluiu que há ilegitimidade ativa do MPF para a ação, uma vez que, “o MPF apenas teria atribuição para atuar se houvesse interesse de alguma das Pessoas Jurídicas de Direito Público Federal arroladas no inciso I do art. 109 da Constituição da República".


Após o trânsito em julgado da sentença, os autos serão arquivados, mas o Juiz determinou que se mandasse cópia da sentença para a Chefia do Ministério Público do Estado de Pernambuco, para ciência e providências que entendesse por pertinentes.

0 comentário
bottom of page