top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

IPA dá suporte à Agricultura Familiar para superar desafios da pandemia


Imagem: ilustração

Com apoio a acompanhamento técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), os agricultores e as agricultoras familiares vêm superando os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, Apesar das dificuldades enfrentadas para comercialização dos produtos e de se adaptar a nova realidade de relação como os consumidores, inclusive no acesso a novas tecnologias, estes estão se reinventando e buscando soluções junto ao extensionistas do IPA e outras organizações. O instituto atende cerca de 50 mil famílias de agricultores/as de base familiar. “Nesse momento, o trabalho desenvolvido pelo IPA é imprescindível para que a agricultura familiar continue suas atividades. O setor vem impulsionando a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco”, explica o presidente do IPA, Reginaldo Alves.


O IPA reúne mais de 300 técnicos nos 185 municípios de Pernambuco, incluindo Fernando de Noronha. De acordo com o presidente do IPA, entre 80% e 90% dos alimentos que chegam à mesa dos pernambucanos são oriundos da Agricultura Familiar. “O principal objetivo de nossas ações, nesse contexto, é assegurar a renda dos agricultores e a qualidade e biossegurança dos alimentos que chegam à mesa dos pernambucanos e que são entregues ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destaca Reginaldo.


Nesse sentido, o IPA oferece suporte às famílias agricultoras que precisam se cadastrar nas políticas públicas por meio digital,  a exemplo dos processos de renovação de documentos e financiamentos, como também na criação de grupos no WhatsApp e eventos por videoconferência,  para prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) relacionados à produção, organização social e comercialização. Todas as ações são realizadas seguindo rigorosamente as determinações sanitárias de isolamento e saúde do Governo do Estado.


“Estamos realizando ainda um trabalho, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de atenção às feiras locais (agroecológicas e orgânicas), utilizando novos mecanismos de contato com o consumidor, seja presencial, por entregas em domicílio e relacionamento via plataformas virtuais.”


Além disso, o IPA desenvolve e distribui digitalmente materiais em formato de cards para conscientização sobre o coronavírus e medidas preventivas, assim como, “orientações técnicas sobre o plantio da palma forrageira, boas práticas do pescado, fabricação de máscaras de tecidos, entre outros”, destaca o diretor de Extensão Rural do Instituto, Flávio Duarte. 

0 comentário
bottom of page