top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Hospital Regional de Salgueiro é o primeiro a zerar a fila de cirurgias reprimidas



Duas mil e quinhentas cirurgias foram realizadas este ano, no Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), em Salgueiro, em 2023. O número foi alcançado graças aos mutirões proporcionados pelo programa do Governo do Estado, o Cuida PE. A unidade foi a primeira em Pernambuco a zerar a fila de procedimentos reprimidos. Para comemorar a marca, foi realizado no HRIS, neste sábado (25/11), o "Dia D" do Cuida PE, na sede da unidade, em Salgueiro. 


Para a secretária executiva de assistência à saúde, Domany Cavalcanti, que participou da comemoração, o HRIS é exemplo para Pernambuco. “Aqui renovamos o compromisso do governo Raquel Lyra em descentralizar a saúde do nosso estado. Salgueiro está de parabéns pela dedicação e compromisso com seus pacientes. O objetivo do governo é zerar as filas de cirurgias, mas também de exames e consultas”, sinalizou a secretária executiva.


Desde que o programa foi implantado na unidade, em julho de 2023, os finais de semana se tornaram oportunidades para que mais pacientes fossem operados. Assim, a fila da VII Gerência Regional de Saúde (GERES), que abrange sete municípios (Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante), passou a ser organizada pela GERES, que encaminhou os pacientes ao Hospital e, em poucos dias, todos estavam de volta às suas casas.



Ao todo foram feitos 204 procedimentos cirúrgicos no público adulto e pediátrico através do Cuida PE. Sendo as cirurgias de postectomia, vesícula, hérnia, vasectomia as mais realizadas. Em relação aos procedimentos ginecológicos, foram concluídas 43 cirurgias, divididas em histerectomias, laqueaduras e períneos. "Esse resultado demonstra a eficácia das ações que vêm sendo desenvolvidas,  bem como traduz o compromisso que temos com a saúde da população, assegurando os princípios básicos do SUS", disse a gerente da Geres, Auxiliadora Magalhães.


Para o diretor da unidade, Allain Carvalho, é uma marca gratificante não somente para os trabalhadores do hospital, mas principalmente para os pacientes. “Fizemos uma operação de força-tarefa com objetivo de alinhar com todos os secretários de saúde da nossa regional, com a nossa sétima região, para zerar a fila reprimida da nossa região. Existiam pacientes em fila de espera de janeiro de 2020 a outubro de 2023. Realizamos, este ano, mais de 2.500 cirurgias e mais de 200 foram nos mutirões, que se iniciaram no dia 15 de julho de 2023”, explicou.


Também participaram da comemoração o vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho, o vereador José Carlos Parente, além da equipe do hospital Regional Inácio de Sá.

0 comentário
bottom of page