Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Há tanta água no manto da Terra como em todos os oceanos



Um estudo publica na New Scientist que a Terra profunda contém cerca da mesma quantidade de água que nossos oceanos. Essa é a conclusão de experimentos em rochas típicas daqueles na zona de transição do manto, uma camada tampão global 410 a 660 quilômetros abaixo de nós que separa a parte superior do manto inferior.

A evidência crescente de que há muito mais água do que o esperado abaixo de nós, principalmente trancados dentro dos cristais de minerais como íons em vez de água líquida.

Pelo menos uma equipe já descobriu fragmentos de rocha ricos em água em detritos vulcânicos provenientes do manto. Outro grupo realizou experimentos que sugerem que a água a essas profundezas foi formada aqui na Terra em vez de ser entregue ao planeta primordial por cometas e asteróides.

"A grande quantidade de água trancada dentro das rochas desta região profunda do manto certamente nos forçará a pensar mais sobre como já chegou lá, ou talvez como poderia ter estado sempre lá desde a solidificação do manto", diz Steven Jacobsen de Northwestern University em Illinois, que não estava relacionada com a nova pesquisa. "É uma questão-chave sobre a evolução da Terra, que se estende aos planetas extrasolares também".


1 visualização