banner technobytes.jpeg
OTa2.jpg
LOGO MEGA.jpg
Banner Aveloz
  • Mikael Sampaio

Guilherme Coelho ouve demandas de agricultores em Mirandiba-PE


O objetivo de fortalecer a fruticultura em Pernambuco levou Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a Mirandiba, no Sertão do estado. O encontro com produtores e lideranças políticas do município foi realizado no último fim de semana, na Câmara de Vereadores do município, com articulação do vereador Nelinho, da liderança Carlos Carvalho e do ex-prefeito, João Batista. Após a reunião, foram realizadas visitas técnicas na área rural, organizadas por Dr. Elder Gil.

Na ocasião, os representantes do agronegócio local pontuaram os principais gargalos enfrentados pela categoria. O principal problema relatado pelos produtores da região foi a burocracia e os altos valores cobrados outorga da água, documento que autoriza o uso da água dos poços perfurados para irrigação e consumo. Eles também falaram sobre dificuldades para financiamentos e comercialização de frutas.


Guilherme Coelho ouviu as demandas e orientou que os produtores não esperem apenas pelo poder público, mas que lutem suas próprias batalhas, com união e organização e formação de cooperativas, por exemplo. O presidente da Abrafrutas também apresentou o trabalho da Associação que faz parte e explicou sobre os passos necessários para exportar frutas. “Mirandiba tem água para irrigação, terra boa para plantar e frutas de qualidade, principalmente a goiaba. Acredito muito no potencial desse município para exportação”, acredita Guilherme Coelho.

Para o produtor, Antemar Castro, a reunião foi muito produtiva. “A exportação é onde a gente quer chegar, é o nosso futuro. Guilherme nos mostrou que sabe o caminho e que precisamos correr atrás”, disse o produtor.


Participaram da reunião produtores de goiaba e manga, representantes do Centro Social Luiz Martins da Silva, da Associação dos Apicultores, Salão do Empreendedor, Sintraf, Associação dos Apicultores, Associação dos Pequenos Agricultores Cornélio Lopes da Silva, além do vereador Jair da Barreira.


0 comentário