top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Governo amplia segurança e inicia obras em Terminais Integrados


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), irá ampliar o efetivo de segurança em seis terminais integrados da Região Metropolitana do Recife como parte da Operação TI Seguro. O primeiro deles será o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, que passará a contar, a partir desta sexta-feira (15), com o reforço de uma equipe do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES). Desde o início do programa, em setembro de 2019, através de convênio entre as duas secretarias, houve uma redução de 57% nas ocorrências criminais nos terminais contemplados pela iniciativa.


O PJES já abarcava os terminais integrados de Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira, além de 45 estações de BRT. Com a ampliação, passará a atender Tancredo Neves, Barro, Camaragibe, Cajueiro Seco, Xambá e Igarassu. O número de policiais militares lançados por mês passará dos atuais 1.200 para 2.502. “Na primeira fase deste trabalho integrado, nós reduzimos em mais de 57% o número de roubos dentro desses equipamentos. Com a expansão desse modelo de policiamento ostensivo feito a pé, em dois turnos nos terminais, esses números tendem a cair e, consequentemente, aumenta a sensação de segurança dos pernambucanos”, declarou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.


O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, acrescenta que o sucesso do programa em sua primeira etapa foi fundamental para sua ampliação. “Começamos essa nova etapa com o TI Tancredo Neves, que é um terminal de grande importância na RMR. Com isso, iremos garantir que a população tenha mais tranquilidade em seu trajeto diário pelo terminal. Como tivemos essa importante redução no número de ocorrências desde a assinatura do convênio, nós estamos levando a iniciativa para outras localidades, na tentativa de alcançar o mesmo êxito”, acrescentou. Diariamente, aproximadamente 20 mil usuários utilizam o terminal.


De acordo com as estatísticas da SDS, em 2019 foram 333 ocorrências dentro dos TIs contemplados pela Operação TI Seguro e, em 2020, a queda foi para 142 crimes de roubos. A iniciativa reforça a quantidade de policiais por dia em cada um desses terminais. A ação da SDS é feita por meio de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Polícia Militar e Grande Recife Consórcio Metropolitano, desde setembro de 2019.


O ano de 2020 encerrou-se com o total de 629 roubos a ônibus em Pernambuco. É o menor patamar desde 2014, que tinha finalizado seus 12 meses com 524 casos. A redução em comparação com 2019 alcançou 24,85%, já que no ano anterior a Polícia Civil de Pernambuco havia recebido 837 queixas concernentes a esse tipo de crime contra o patrimônio. Em dezembro, aconteceram 39 assaltos a coletivos, -41,79% em relação aos 67 do último mês de 2019.


OBRAS Ao mesmo tempo em que está ampliando o efetivo de segurança nos terminais, o Consórcio Grande Recife também iniciou obras nos terminais da Macaxeira, de Xambá, da PE-15 e no Pelópidas Silveira. As intervenções incluem a recuperação das pistas de rolagem dos ônibus, telhados e calhas, requalificação dos banheiros, sistema elétrico e caixa d´água mais o conserto e limpeza das galerias. As obras deverão ser entregues em fevereiro.


Além destas intervenções, o Governo de Pernambuco espera lançar, ainda no 1º semestre, a licitação para contratação de um parceiro privado, através de concorrência pública, para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação de todos os 26 Terminais Integrados e de 45 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados.


A futura PPP está atualmente na etapa de análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além da requalificação da infraestrutura dos equipamentos públicos, a concessão também abarca o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, como a operação, a segurança e a manutenção. A qualidade desses serviços será aferida mediante indicadores de desempenho, com impacto direto na remuneração da futura contratada.

0 comentário
bottom of page