banner technobytes.jpeg
LOGO MEGA.jpg
banner
  • Mikael Sampaio

Gonzaga Patriota lamenta falecimento do Mestre Jaime, carnavalesco criador do Bloco Bicharada


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lamentou o falecimento do Mestre Jaime, aos 98 anos, carnavalesco patrimônio histórico de Pernambuco, criador do tradicional “Bloco da Bicharada”. O artista foi vítima de uma falência múltipla de órgãos.


A energia, a paixão e o legado do Mestre Jaime pelo carnaval serão lembrados para sempre pelas diversas gerações. Pernambuco perde um grande artesão, artista e representante da nossa cultura. Meus pêsames e condolências aos familiares e amigos do Mestre Jaime, na mesma medida que agradeço ao Mestre todos os anos de vida dedicados à preservação da nossa tradição. Neste momento de dor pedimos a Deus que dê conforto para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade e fé”, lamenta Patriota.


O bloco ‘Bicharada’ sai há mais de 60 anos em Salgueiro e em outras cidades de Pernambuco. O nome foi atribuído às inúmeras máscaras de bichos feitas por Mestre Jaime. Por conta da sua notável contribuição no carnaval pernambucano, o carnavalesco foi homenageado no ano de 2010 pelo Governo do Estado, desfilando no trio elétrico do tradicional Galo da Madrugada com o cantor Alceu Valença, na capital Recife.


Com as próprias mãos e materiais simples como papelão, cordão, barbante, goma, jornal e tinta, Mestre Jaime confeccionava máscaras de animais e pessoas que completam a estrutura de bonecos gigantes, que chegam a 5 metros. Grande parte dos bonecos era inspirado nas faces de pessoas anônimas. Além de um artesão de mão cheia, Jaime revelou ter jeito para alfaiate, pois costurou para uso próprio cerca de 35 paletós, cada um de uma cor. Vaidoso, além do traje desfilava nas ruas com um sorriso dourado, uma chapa completa de ouro 18 quilates.


(Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal)

0 comentário