top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Estudo sobre desemprego escrito por egresso da UPE de Salgueiro é publicado em revista da PUC-SP


A Revista de Carreiras e Pessoas (Recape), editada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), traz em sua edição de janeiro de 2022 um artigo produzido por um egresso e duas docentes do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE), além de uma pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Intitulado “Análise do perfil dos desempregados: o caso do Residencial Mandacaru em Salgueiro (PE)", o artigo é um aprofundamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ricardo de Carvalho Silva, aluno do curso de Administração da UPE do Campus Salgueiro, que foi orientado pela professora Josiete da Silva Mendes. As outras duas autoras são as professoras Tatyane Veras (Campus Salgueiro da UPE) e Hellen Taynan da Silva (UFMG).


O objetivo da pesquisa foi conhecer qual o perfil dos desempregados do Condomínio Mandacaru, localizado em Salgueiro (PE), e quais as estratégias utilizadas por estes para retornar ao mercado de trabalho. O conjunto habitacional foi construído em 2013 pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), contemplando 216 famílias.


Metodologicamente é classificado como pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se questionário para levantamento do perfil sociodemográfico e questões sobre a influência do desemprego na vida de 80 pessoas pesquisadas.


Por meio do estudo foi possível traçar o perfil da amostra, constatando-se que em sua maioria são mulheres entre 31 e 50 anos, solteiras ou em uma união estável e com baixa escolaridade (ensino fundamental), sendo o seu núcleo familiar composto de 3 a 4 pessoas.


Foi utilizado o instrumento GJSI (General Job-SearchIntensity), que tem como objetivo medir a intensidade de procura de emprego. Nas análises foi possível identificar que o baixo nível de escolaridade e a falta de preparação adequada conduzem à situação de desemprego.


O artigo pode ser link na íntegra através deste link: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/48179

0 comentário
bottom of page