Mikael Sampaio
Espaço aéreo sobre Terra Yanomami será novamente fechado em 6 de abril
Atualizado: 25 de fev.

O espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami será novamente fechado no dia 6 de abril. A antecipação da data, inicialmente prevista só para maio, foi acertada após reunião dos ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro. A ideia é forçar a saída de garimpeiros que ainda insistem em ficar na região.
Além disso, a partir da próxima semana, a Polícia Federal vai intensificar as operações de retirada desses invasores.
O ministro Flávio Dino disse que desde a primeira fase da operação, ainda em janeiro, diversos garimpeiros foram identificados e que houve uma redução drástica do número deles. Antes, eram milhares e agora são centenas que ainda resistem principalmente em três áreas específicas.
A ideia então é fechar esse corredor aéreo no dia 6 de abril para concluir o processo de desintrusão dos invasores. Inclusive, o ministro José Múcio Monteiro esclareceu que, se antes os voos ilegais chegavam a trinta num único dia. Hoje não passam de um ou dois por dia.
Após o bloqueio, somente aviões militares ou de órgãos federais terão autorização para sobrevoar a região principalmente para o trabalho de ajuda humanitária. Após o processo de retirada dessas pessoas, o governo pretende fazer um censo para saber os dados das pessoas que moram na região.
Agência Brasil