banner technobytes.jpeg
OTa2.jpg
LOGO MEGA.jpg
Banner Aveloz
IMG-20220720-WA0032.jpg
  • Mikael Sampaio

Em nota, prefeitura de Verdejante afirma que conseguiu uma vaga para tratamento da criança em Recife


Após matéria divulgada no Blog do Mikael Sampaio e outro Blog da região, e apelo nas redes sociais dos familiares da criança Maria Eduarda, de 12 anos, de Verdejante, que foi diagnosticada com uma doença renal crônica, no Rio de Janeiro, a prefeitura de Verdejante emitiu nota de esclarecimento, onde a mesma afirma que a direção da Clínica de Hemodiálise do IMIP, em Salgueiro, conseguiu, através da direção do IMIP, em Recife, a disponibilização de uma vaga para a realização do tratamento da menor na unidade de Recife.


Segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde de Verdejante já havia feito nova solicitação (arraste para o lado),na terça-feira (07), à direção da Clínica de Hemodiálise do IMIP, para que o tratamento da menor pudesse ser realizado em Salgueiro, porém, a informação recebida é de que, a Unidade não dispõe de Médico Nefrologista Pediátrico, o que impossibilitaria o tratamento da adolescente.


Confira a nota da prefeitura de Verdejante


Nota de Esclarecimento


Após o apelo nas redes sociais dos familiares de uma menor, de 12 anos, de Verdejante, que foi diagnosticada com uma doença renal crônica, no Rio de Janeiro, a direção da Clínica de Hemodiálise do IMIP, em Salgueiro, conseguiu, através da direção do IMIP, em Recife, a disponibilização de uma vaga para a realização do tratamento da menor na unidade de Recife.


A Secretaria de Saúde de Verdejante já havia feito nova solicitação,na terça-feira (07), à direção da Clínica de Hemodiálise do IMIP, para que o tratamento da menor pudesse ser realizado em Salgueiro, porém, a informação recebida é de que, a Unidade não dispõe de Médico Nefrologista Pediátrico, o que impossibilitaria o tratamento da adolescente.


A Secretaria de Saúde de Verdejante vinha buscando junto ao IMIP, desde o dia 23/03/2020, por telefone e e-mail, o atendimento (marcação) de urgência para a paciente M. E. S, portadora de doença renal crônica, porém, sem sucesso.


Após diversas tentativas, segundo o próprio IMIP, em resposta ao e-mail da Secretaria de Saúde, para atendimento de urgência, em 18/06/2020, “devido à pandemia do Covid-19” não haveria agendamento para consultas, e “em caso de urgência” o IMIP recomendou a procura de “uma emergência para atendimento”.


Os casos de média e alta complexidade não estão ao alcance do município, que deve cuidar da atenção básica, e nem tão pouco há setor de hemodiálise disponível para tanto no Hospital de Pequeno Porte, já que todos os pacientes do município são atendidos pelo IMIP, através da Unidade de Hemodiálise do Sertão Central Prof. Orlando Parahym, em Salgueiro, com transporte disponível para o tratamento fora do domicílio ofertado pela Secretaria de Saúde, de forma gratuita.


Por fim, a Secretaria de Saúde, informa, que irá disponibilizar o transporte e a estadia para os responsáveis e para a menor, durante todo o tratamento.


A Secretaria de Saúde de Verdejante coloca-se à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

0 comentário