banner technobytes.jpeg
OTa2.jpg
LOGO MEGA.jpg
Banner Aveloz
IMG-20220720-WA0032.jpg
  • Mikael Sampaio

Dormentes: Prefeitura inova e cria projeto Vigia Pet que implementa ações de combate à Leishmaniose


A Prefeitura de Dormentes, inovou mais uma vez e criou o projeto Vigia Pet, uma ação inédita que tem como objetivo conscientizar, debater e implementar ações de combate à Leishmaniose no município. Nesta sexta-feira (27) a Secretaria de Saúde vai realizar testagens de Leishmaniose, consultas veterinárias, sorteios de brindes e muito mais.


A ação será realizada das 08h às 10h, em frente a Secretaria de Saúde, no centro. Durante todo esse mês de agosto, as equipes da Secretaria de Saúde vem realizando palestras nas Unidades Básicas da sede e do interior e apresentando o projeto para a população. “Inicialmente estamos apresentando o projeto e falando sobre os perigos, sintomas e cuidados da Leishmaniose. Serão três meses de atividades intensas, como mutirões para testes de leishmaniose, castração canina e felina do macho e vacina contra raiva, entre outras ações”, explica a secretária municipal de Saúde, Talita Mirele.


Segundo a prefeita, Josimara Cavalcanti, o projeto Vigia Pet deve ser transformado em um programa municipal. “Os cuidados com a saúde da nossa população e dos nossos animais devem ser contínuos, por isso após essas primeiras ações, vamos agregar o Vigia Pet aos nossos programas oficiais, garantindo assim o acompanhamento correto e diário em nosso município”, informou Josimara.


A DOENÇA

A Leishmaniose ou Calazar, é uma doença grave para os cães domésticos, causada por um protozoário e transmitida através do mosquito palha. Além de atingir os pets, a doença também pode representar perigo para os humanos. Pode ser evitada com medidas simples como a limpeza diária de quintais e jardins, recolhendo o material orgânico do chão, como fezes de animais, acúmulo de folhas e frutos de árvores, restos de madeira, entre outros.

0 comentário