
Mikael Sampaio
Deputados querem que Temer suspenda intervenção para votar fim do foro

Deputados estão reunindo esforços para aprovar o quanto antes o projeto que acaba com o foro privilegiado para todas as autoridades acusadas de crimes comuns. Para tanto, eles tentam acelerar o prazo de avaliação da proposta pela Câmara e pretendem pressionar o Planalto a suspender a intervenção federal no Rio temporariamente.
A chamada PEC do Fim do Foro Privilegiado foi aprovado pelo Senado no ano passado e, desde então, está parada na Câmara.
Segundo a coluna Painel, na Folha de São Paulo, para acelerar o processo, líderes do Congresso pedem que a Câmara aprove a proposta no prazo mais curto possível. A comissão criada para esta finalidade precisa atuar por, no mínimo, 11 sessões.
Depois de aprovada na Câmara, a proposta segue para o sanção do presidente Michel Temer. No entanto, para aprovar a alteração na Constituição, o emedebista teria que suspender a intervenção federal no Rio temporariamente.
A ideia dos parlamentares é que a medida de segurança seja suspensa pelo prazo máximo de uma semana, tempo suficiente para garantir a aprovação da PEC pelo plenário.