top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Danilo fora da disputa final


Por Blog do Magno Martins - Faltando apenas 15 dias para as eleições, o candidato do PSB a governador de Pernambuco, Danilo Cabral, continua na mesma posição anterior quando foi lançado em termos percentuais nas pesquisas do Instituto Opinião, que faz levantamentos exclusivos para este blog. Começou com 5% e está com 7%, ou seja, cresceu dentro da margem de erro em seis meses de campanha.

Se não reagiu em 150 dias de campanha, como conseguirá em 15 dias? Na prática, não seria precipitado arriscar que o socialista está fora do segundo turno. Aliás, Marília Arraes (Solidariedade), que lidera com folga, não sabe ainda, a esta altura do jogo sucessório, quem será seu adversário na disputa final, em 30 de outubro, porque os mais competitivos – Raquel, Anderson e Miguel, aparecem empatados tecnicamente.


Embora numericamente esteja à frente, com 14,7%, Raquel aparece com apenas três pontos na frente de Anderson e um a mais na de Miguel. Anderson e Miguel, na verdade, estão praticamente iguais, separados por apenas 1,2 pontos, o que revela um cenário de incertezas hoje. Marília torce para um cenário tendo como adversário Anderson, por causa dos baixos índices de intenção de voto do bolsonarismo no Estado.

Raquel e Miguel, na avaliação de cientistas políticos, seriam adversários mais competitivos, porque poderiam atrair com mais facilidade o eleitorado do PSB, mesmo sem a adesão das suas lideranças por um motivo ou outro. Mas o fato, com relação especificamente a Danilo, é que sua aposta em Lula como cabo eleitoral não deu resultado algum, nem também a estratégia de ressuscitar Eduardo Campos.

Lula não surtiu efeito por vários fatores. Ao que parece, o eleitor petista ou lulista está votando na chapa Lula presidente, Marília governadora e Teresa senadora, porque não identifica Danilo com suas bandeiras, mas com a continuidade de um governo desastroso, o de Paulo Câmara, que beira a 75% de rejeição.

0 comentário
bottom of page