top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Confira os discursos dos vereadores de Salgueiro na sessão ordinária desta sexta-feira (31)


Fátima Carvalho iniciou a fala declarando total apoio ao projeto que cria o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Afirmou que ficou feliz em saber que em breve o município vai receber o segundo bispo da Diocese Salgueiro. "Isso nos enche de alegria", falou. Também mencionou a ida do prefeito e do vice a Brasília para participar da Marcha dos Prefeitos. Destacou a importância do aterro sanitário do município e falou de seus requerimentos, sobre questões como vazamentos de esgotos.


Professor Agaeudes pautou a fala na tribuna abordando a importância da educação para o desenvolvimento social. Levantou o tema para dizer que não está havendo diálogo por parte do gestor da educação em Salgueiro e lembrou que estão previstas duas paralisações dos educadores da Rede Municipal, com pautas como reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Disse que a secretaria pode conceder aumento aos professores se fizer uma boa gestão dos recursos financeiros, economizando. "Eu digo a vocês professores, eu estou do lado de vocês", garantiu.



Flavinho Barros saudou e deu as boas vindas ao novo bispo da Diocese Salgueiro, Monsenhor José Vicente. Relatou que a prefeitura determinou a paralisação da obra de cercamento de construção do Campus Salgueiro da Univasf no último fim de semana. Recordou como aconteceu o processo de chegada da Univasf e ressaltou a importância da universidade para o município. Salientou que a Univasf chegou a Salgueiro com apoio do ex-ministro da Educação Mendonça Filho. Falou que o atual prefeito tenta barrar a construção do campus, praticando abuso de poder.


Bruno Marreca falou que visitou a escola do Residencial Santo Antônio essa semana, solicitando o espaço da quadra esportiva para o desenvolvimento de uma escolinha de futebol e foi atendido. Informou que apresentou uma indicação para a construção de uma lombada na Avenida Central. Pediu o roço e recuperação de diversas estradas na zona rural. Entrou com requerimento pedindo a distribuição de bolas para todas as escolas municipais que possuem quadra. Solicitou que a Univasf construa um campo de futebol para escolinhas esportivas da cidade, defendendo a construção do campus na antiga estação. Disse que o CSU, no Divino, está abandonado e pediu uma reforma urgente.


Léo Parente falou que visitou a Arpe essa semana, levando uma demanda urgente do município, que trata de uma lei de sua autoria. A legislação, já sancionada, determina que as pessoas podem pedir a instalação de eliminador de ar no contador. Entretanto, afirma que a lei não está sendo cumprida pela Compesa e por isso foi pedir apoio em uma instância superior. Disse que a Compesa só está instalando eliminador de ar se o consumidor mover ação no Procon. Informou que vai continuar se mobiliando para sua lei ser efetivada. Em seguida, falou de ações rotineiras de seu mandato, em busca de melhorias estruturais para Salgueiro. Anunciou que a Segunda Igreja Batista vai realizar uma Conferência de Lideranças em Salgueiro no mês de maio.


Eliane Alves celebrou a chegada do segundo bispo da Diocese de Salgueiro, Monsenhor José Vicente. Disse que hoje o Brasil não tem nada a comemorar, porque nesta data, há 59 anos, foi dado um golpe militar no país. Em seguida destacou a importância da aprovação do projeto que cria o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), saudando os gestores escolares que estavam no plenário. Ressaltou que o projeto já existe a nível estadual desde 1995 e que Salgueiro está atrasado nesse quesito. Mandou um recado ao Reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, dizendo que ele e a comunidade acadêmica são bem-vindos em Salgueiro. Afirmou que seu grupo é a favor da construção do campus em Salgueiro.


Emmanuel Sampaio começou a fala relatando que visitou o reitor da Univasf ontem, fazendo um retrospecto de como a Univasf chegou ao município e a escolha do terreno para a construção do campus definitivo. Destacou que a universidade já tem R$ 6 milhões em caixa para começar a obra, mas o prefeito está travando. Mostrou documentos, demonstrando que o terreno da antiga estação já pertence à Univasf e com obras autorizadas a começar pelo novo reitor. Denunciou que representantes do governo municipal ameaçaram passar com máquinas por cima da obra da universidade federal.


Tiago Arraes pediu que a população de Salgueiro preste atenção nas pessoas com discursos bonitos, que só querem poder. Falou que o ex-prefeito foi o primeiro a perder uma reeleição e o atual retornou. Disse que a gestão passada do município não conseguiu tornar o Campus da Univasf realidade, mesmo com apoio do presidente, e com o novo governo federal a obra já foi iniciada. Pediu a aprovação do Programa de Dinheiro Direto na Escola para melhorar a educação no município. Falou que pediu uma Academia da Saúde no Uri e vai ser construída, lembrando que também solicitou um campo na comunidade, que deve ser construído em breve.


André de Zé Esmeraldo disse que esteve no Sítio Caxite no último fim de semana, perfurando dois poços artesianos. Informou que destinou emendas impositivas, no valor de R$ 85 mil para perfuração de poços em sítios. Citou outras emendas, a exemplo da reforma da UBS do Bode Assado, que contínua sem atendimentos. Lembrou que articula a construção de uma Academia da Saúde no bairro da Primavera. Ainda abordou a situação do Funpresal, dizendo que o Fundo Previdenciário apresenta inconsistências e irregularidades, como falta de repasses. Por fim, tratou da Univasf, defendendo a instalação na antiga estação ferroviária. "Se trata da urbanização de uma área degradada", frisou.


Henrique Leal Sampaio solicitou à prefeitura um esforço para melhorias em ruas da cidade, citando uma via no Novo Salgueiro, que está intransitável. Pediu uma atenção especial para o bairro Cohab, ressaltando que destinou emendas para calçamentos de travessas na localidade. Falou que o momento atual da cidade é muito preocupante. Afirmou que o prefeito não quer a Univasf, assim como foi contra a UPE, que persegue empresa da limpeza pública, que deixa as ruas esburacadas, merenda e remédios perderem o prazo de validade, entre outras falhas.


Nildo Bezerra falou da importância do esporte, citando que esteve no CSU, no bairro Divino, pedindo a recuperação do campo de futebol para que os jovens tenham lazer e sejam afastados das drogas. Celebrou o início da normalização do abastecimento de Conceição das Crioulas, informando que a população do distrito não pagará pelos meses sem abastecimento. Falou sobre um problema na EBI 3, que prejudicou a liberação de água para a Barragem de Negreiros, responsável pelo abastecimento de Salgueiro. Pediu que a Secretaria de Saúde coloque em prática a lei de entrega de remédios por delivery. Disse que apresentou uma emenda para a construção de um consultório oftalmológico na cidade. Pediu que os gerentes de bancos não sejam tão cruéis com a população salgueirense, que ficam em filas no sol. Concluindo, citou requerimentos apresentados.



Zé Carlos mencionou um projeto de lei relacionado ao Conselho Tutelar, dizendo que é contra alguns pontos do projeto. Informou que vem lutando pelo recapeamento da estrada de Umãs, com apoio do deputado estadual Adauto Santos. Agradeceu ao parlamentar por atender outras demandas que apresenta. Sobre a questão da Univasf, destacou que sempre votou a favor da doação do terreno da antiga estação. Solicitou que a Secretaria de Serviços Públicos faça o calçamento da Vila São Pedro. Falou que no último fim de semana perfurou poços nos sítios Caxite e dos Hipólitos. Destacou que apresentou um título de cidadania a Sônia Maria, missionária que vem desenvolvendo um trabalho no município, distribuindo donativos.


Baldin dos Anjos pediu o tapa-buraco da Rua Cícero Barros, no Centro, e a reposição das tampas de esgoto da Rua Joaquim Gondim, nas proximidades do empresarial onde era a Casa de Saúde. Fez um requerimento pedindo a capinação e patrolamento da Rua Maria José Sampaio, no Copo de Cristal. "Tem muito mato e insetos nessa rua e o pessoal está pedindo esse trabalho", expôs. Disse que apresentou três indicações, pedindo a construção de uma passagem molhada no Sítio Pocinhos. Reforçou solicitação para a construção de banheiros públicos no centro comercial da cidade.


Sávio Pires iniciou a fala se solidarizando com os familiares de Boca e Aníbal, que faleceram essa semana. A respeito da Univasf, destacou sua luta e dos demais vereadores para que o prefeito renovasse a doação do terreno da antiga estação e acusou o prefeito de atrapalhar a obra. Lembrou o serviço de construção da passagem molhada do Novo Everest, que começou, mas foi paralisada pela prefeitura. Informou que a partir de abril a câmara realizará reuniões itinerantes, buscando a demanda do povo e levando para a prefeitura. Anunciou que a casa vai convocar uma audiência pública para tratar da Univasf, com presença de diversas autoridades.

0 comentário
bottom of page